Natal será mais uma capital brasileira a receber os investimentos do sistema de “Tele-eletrocardiografia digital” do Ministério da Saúde a ser instalado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Semu Natal). O sistema é pioneiro na América Latina, e deve ajudar os serviços de urgência e emergência a identificar e salvar vítimas de doenças cardíacas, como infartos e arritmias malignas.

O sistema permitirá que sejam instaladas nas ambulâncias tipo UTI’s, máquinas de eletrocardiogramas, equipadas com celulares e aparelhos que possibilitam a transformação de sinais sonoros em mensagens digitais. Na prática, médicos e enfermeiros poderão realizar o eletrocardiograma ainda dentro da própria ambulância, e enviar o resultado online para o Hospital do Coração em São Paulo. Dentro de 5 minutos, os cardiologistas da central de laudos do Hospital do Coração, analisam o exame e enviam o diagnóstico com as indicações do tratamento emergencial adequado para cada caso. Dessa forma, ainda dentro da ambulância, o médico poderá tomar medidas corretas para salvar a vida dos pacientes.

O serviço, que já foi implantado em cidades como Curitiba, Recife, Maceió e Campinas, chega agora em Natal, e futuramente, às demais 27 capitais brasileiras. Nesta quinta-feira (17), a partir das 18:30hs no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), técnicos do Ministério da Saúde farão a apresentação do novo sistema a cerca de 100 médicos e enfermeiros dos Samu’s Natal e Metropolitano.

A coordenação do Samu Natal acredita que a tecnologia da tele-medicina, praticada em países desenvolvidos, deve ser fundamental para salvar as vítimas de síndromes coronarianas. “Os doentes podem chegar ao hospital com o diagnóstico já pronto e os procedimentos bem adiantamentos, ao invés deles serem levados ao Hospital e só então realizarem o eletro. Isso diminui as seqüelas e principalmente os óbitos, em casos de ataques do coração”, explica Wilma Dantas, Coordenadora de Enfermagem do Samu Natal.

Atualmente, cerca de 48% das ocorrência atendidas pelo Samu Natal correspondem a casos clínicos, e as cardiopatias são a maioria dessas ocorrências.