A prefeita Micarla de Sousa ressaltou a importância do projeto do ponto de vista da saúde. “Tem que acabar com isso de Natal ser uma das cidades de maior índice de pessoas sedentárias, com hipertensão e alto colesterol. Vamos fazer uma cidade de pessoas saudáveis através do projeto Pedal Livre e ainda vamos colaborar para melhorar o trânsito”, disse a prefeita.
Para participar do projeto, a população terá a sua disposição uma área delimitada por cones e sinalização para a prática do exercício. A primeira ciclovia será inaugurada no próximo dia 14 de março na avenida Itapetinga, zona Norte de Natal, e terá 1,7km de extensão. A princípio, o projeto Pedal Livre funcionará aos domingos, no horário das 8h às 12h. Na ciclovia a Secretaria de Mobilidade Urbana vai instalar tendas de hidratação, com distribuição de água mineral para os ciclistas.
Segundo o Secretário da Semob, Kelps Lima, a avenida Itapetinga foi a primeira escolhida para receber a ciclovia, pois não será necessário interditar nenhum cruzamento para implantar o projeto, consequentemente, os transtornos no trânsito serão mínimos. Além disso, o horário e dia definidos são de menor fluxo de veículos na região. A previsão é que o próximo circuito do Pedal Livre seja instalado na avenida Prudente de Morais e até o final do ano cada região da cidade tenha um circuito destinado às bicicletas.
“Temos que educar a população desde já para a questão ambiental e do trânsito, pois vai ser inevitável que fluxo de veículos aumente na cidade. Conscientizar os motoristas a respeitar o espaço destinado às bicicletas e estimular o uso delas é a melhor alternativa para o trânsito e também para o meio ambiente”, declarou Kelps.
Toda população terá acesso ao circuito e ainda poderá participar do Clube de Pedal. Os primeiros 2.000 inscritos no Clube receberão camiseta e boné e participarão do sorteio de brindes. Para se inscrever no Clube do Pedal basta procurar o stand do Pedal Livre no Norte Shopping a partir desta terça-feira.
Para Marcos Rafael, integrante do Clube do Pedal, o projeto incentiva a prática do esporte. “O projeto é contra quem tem medo de trânsito, ele traz segurança. Sendo implantado em outras regiões da cidade o Pedal Livre vai dar mais visibilidade às bicicletas no trânsito”, avaliou Marcos Rafael.