Os alunos da Escola Municipal Josefa Botelho, em Ponta Negra, participaram nesta terça-feira da Oficina Natal Cidade Turística, ministrada pela professora Jurema Dantas, da Universidade Potiguar (UnP). A oficina faz parte das atividades do Projeto Nossa Orla.

A oficina tem como objetivo identificar os pontos turísticos de Natal e relacionar o que o turismo traz de bom e ruim para a capital potiguar. “É fazer com que os alunos se sensibilizem sobre a atividade turística desenvolvida na sua cidade e, mais especificamente, no seu bairro (Ponta Negra) ”, afirmou a professora.

Um dos conteúdos apresentados aos alunos foi a noção do que é turismo e seu papel no desenvolvimento local. Segundo o professor da escola, Paulo Henrique, o curso “abre a cabeça dos alunos em relação à economia e o potencial da região que moram”.

Ítalo Pereira, um dos alunos de turismo na UNP que está auxiliando nas atividades do “Nossa Orla” afirma que “a oficina irá ajudar os alunos a conhecer um pouco mais da cidade, já que alguns moram no bairro, mas não conhecem outros lugares de Natal”.

As alunas Alana Glaucia e Ana Beatriz contam o que aprenderam no curso. “Turismo é sair da nossa casa para outros lugares, essa atividade gera muitos empregos, aprendemos que precisamos jogar o lixo no lixo e cuidar da natureza”. “Foi muito legal e interessante, aprendermos que existe muitos lugares para se divertir em Natal”, completa Carlos Manoel de 11 anos.

Segundo o assessor técnico da Setur, Francisco Maxiliano Bezerra, a ideia é realizar as oficinas e, ao final do “Nossa Orla”, fazer uma avaliação do projeto para, em 2018, transformá-lo em um programa que dure o ano inteiro.