Iniciou-se nesta terça-feira (19) no Centro Municipal De Referência Em Educação (CEMURE) a formação continuada dos participantes dos projetos Se Liga e Acelera, executados na Rede Municipal de Ensino por meio da parceria da Prefeitura do Natal com o Instituto Ayrton Senna. A formação acontece até amanhã no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Participam da formação 90 professores divididos em dois turnos.

Atualmente 18 unidades de ensino participam do “Se Liga”, com uma média de 560 alunos. Já o “Acelera” é executado em 17 escolas do Ensino Fundamental com participação de 475 alunos. Algumas unidades de ensino contam com a realização dos dois projetos.

De acordo com a coordenadora dos projetos, Maria da Conceição Silva Tertuliano, fala do aproveitamento das ações em 2018. “No ano passado tivemos um aproveitamento de 86% no Acelera e de 79% no Se Liga. Porém, nosso propósito é sempre alcançar 100%. Essa é nossa meta”.

Conceição Tertuliano explica que o objetivo do Se Liga é alfabetizar crianças que não foram alfabetizadas no período correto, enquanto que o Acelera se resume em fazer a correção de fluxo das crianças que já estão alfabetizadas, mas que ainda estão com uma distorção idade/série. “A perspectiva é sempre uma: um Se Liga que todos se alfabetizem e um Acelera que todos saltem”, pontua.

O professor Jean Carlos dos Santos, da Escola Municipal Irmã Arcângela, participa do Se liga e falou sobre os efeitos do projeto. “O trabalho feito é acima de tudo, um trabalho de conscientização do papel tanto do aluno quanto do professor. Mostra resultados, a escola começa a olhar mais para si mesma.”

Miriam Arnaud de Lima é professora da Escola Municipal Professora Vera Lucia Soares Barros e participa do projeto Acelera. A educadora mencionou a importância do projeto. “A maior importância do programa é esse resgate da autoestima do aluno, porque a partir desse resgate ele vai se desenvolvendo em todos os sentidos, na argumentação, na oralidade, na leitura, até a desinibição. A gente percebe claramente o crescimento do aluno no decorrer do processo. Ele inicia de uma forma e no final você constata o crescimento dele. É justamente isso que vai favorecendo esses avanços. ”