Para despertar o gosto pela literatura nas crianças, a Escola Municipal Irmã Arcângela estabeleceu uma parceria com o projeto Ação Sesc Literatura e, nesta sexta-feira (26), realizou uma ação alusiva à Semana Nacional do Livro Infantil. Na ocasião, o Sesc levou para a escola a escritora potiguar Bia Madruga e a ilustradora Luiza de Souza (IlustraLu).

 

 

O projeto tem o objetivo de promover escritores e artistas potiguares. O coordenador responsável pelo projeto na zona Norte de Natal, Francisco Gaudêncio, explicou: “A proposta foi trabalhar escritores potiguares e, através deles, incentivar a leitura e o gosto pela literatura. Nós trouxemos esse material para o Irmã Arcângela e, a partir disso, a escola pôde trabalhar o livro durante a semana em sala de aula, conhecendo a escrita e os desenhos do livro de Bia Madruga e IlustraLu”.

 

 

O livro de Bia Madruga e Luiza de Souza chama-se “Os Monstros Estão Aqui” e fala sobre saúde mental, contando a história da menina Ana, que tem dificuldades de externar seus medos. O objetivo é ter uma conversa com as crianças sobre sentimentos ruins e mostrar que eles fazem parte do processo de crescimento.

 

 

A escritora Bia Madruga mostrou sua satisfação em estar presente na escola: “É a melhor parte de ser escritora. Acho que é o que faz a gente ter certeza que o nosso trabalho tem sentido. A gente escreve, porque tem prazer, mas também porque acreditas num mundo mais literário, em alunos que estejam lendo, produzindo e escrevendo. Quando a gente vem para escola, tem as duas coisas na mesma ação: o prazer de ter escrito e o de ver as pessoas se interessando por literatura”.

 

 

Os alunos estavam muito entusiasmados por estarem conhecendo as autoras do livro que trabalharam em sala de aula e fizeram muitas perguntas, se mostrando animados para começar a escrever. Marina Cristina Almeida Barbosa, do 4º ano, contou como foi a experiência: “Eu achei muito legal. Conheci Bia e a ilustradora Lu”. Segundo a diretora pedagógica, Rossana Rodrigues, a ação é de grande valia para a aprendizagem. “Os alunos trabalharam a escrita, a leitura, a socialização e estão conhecendo quem escreve o livro. Para eles, é muito gratificante”.