Prestar atendimento pré-hospitalar de qualidade às vítimas em situação de urgência na cidade do Natal, buscando restabelecer o seu bem-estar físico com a maior brevidade possível é a característica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (SAMU Natal). O SAMU Natal realizou, no primeiro trimestre de 2019, mais de seis mil atendimentos nas quatro regiões administrativas da capital. Foram 1.369 atendimentos na modalidade Unidade de Suporte Avançado (USA), 4.721 na modalidade Unidade de Suporte Básico (USB) e 24 atendimentos realizados na modalidade motolância, que são os serviços da SAMU prestados com o suporte de motos. Ao todo, totalizando 6.114 saídas do SAMU por todos os tipos de viaturas, considerando apenas o primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o coordenador geral do SAMU Natal, Cláudio Macedo, atualmente o SAMU atende a uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, considerando a população flutuante, que circula na cidade do Natal diariamente. Esse número sofre acréscimo ainda nos períodos de alta estação. “Para atendermos a essa demanda, contamos com nove USBs, três USAs, uma equipe de motolância e um Central de Regulação Médica - CRU e o Serviço de Transporte Sanitário de Natal”.

O objetivo do SAMU Natal é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar ao sofrimento, à sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, possível pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Além da cobertura das ocorrências na cidade, o Samu Natal também realiza o trabalho educativo como o Samuzinho, desenvolvendo atividades teóricas e práticas, com noções básicas de como acionar o Samu e as técnicas de primeiros-socorros no intuito de levar conhecimento a crianças e jovens das escolas municipais, além de alertar sobre os prejuízos provocados pelos trotes.

O Serviço ainda dispõe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) que, além de capacitar os profissionais do Samu Natal periodicamente, também habilita as portas de entradas do município, Unidades de Pronto-atendimento (UPAS), Hospital Municipal de Natal (HMN) e Unidades Mistas, além de outras instituições públicas com o objetivo de capacitar os profissionais segurança para atuar em situação de urgência e emergência até que a viatura do Samu chegue, impedindo que ocorra uma morte ou sequela grave.