A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) atuou na segurança das pessoas que participaram do protesto contra o corte de verbas na educação realizado na tarde dessa quarta-feira (15). Os guardas municipais foram distribuídos em viaturas operacionais ao longo do percurso e trabalharam integrados as demais forças de segurança pública do estado na missão de assegurar o direito democrático de manifestação e de inibir práticas contrárias a legislação.

A força policial utilizada pela Semdes contou com um efetivo de 60 guardas municipais e foram acionadas 17 viaturas de patrulhamento. O trabalho de segurança utilizou ainda o sistema de monitoramento por meio de câmeras de vigilância instaladas na área onde ocorreu a manifestação popular. Neste sentido, as equipes das centrais de videomonitoramento da Guarda Municipal de Natal, Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) permaneceram com profissionais atentos, acompanhado o protesto nas ruas e avenidas que dispõem de câmaras de segurança operadas por essas instituições.

De acordo com secretária da Semdes, Sheila Freitas, o plano de operações traçado por meio do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) reuniu além da Guarda Municipal, as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, a Semob e outros. “Foi uma operação integrada tendo como objetivo a segurança dos manifestantes e a manutenção do ordenamento para que tudo ocorresse dentro da lei e da normalidade democrática”, comentou.

O comandante da GMN, Albefran Grilo, relatou que o planejamento e o aparato de segurança empregado durante a manifestação cumpriu com êxito a missão que resultou num protesto tranquilo, democrático e sem registro grave de alteração. “O plano de zelar pela segurança das

pessoas e garantir o direito da livre manifestação foi garantido. Todas as instituições envolvidas estão de parabéns pelo trabalho”, exaltou.

A organização do movimento informou que a manifestação reuniu aproximadamente 70 mil pessoas. Já os órgãos de segurança pública não divulgaram qualquer estimativa de público.