Nesta sexta (17), a partir das 14h30, e no sábado (18), às 8h, acontecem na zona norte as primeiras oficinas de capacitação do Plano Diretor de Natal (PDN). Serão dois dias com o mesmo conteúdo para que mais pessoas possam participar do processo. Os eventos são coordenados pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A população interessada em participar deve se dirigir ao auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), na Av. Dr. João Medeiros Filho 3419, Potengi. O objetivo é promover o debate junto à população para identificação de propostas comuns, convergências e conflitos. Além de apresentar estudos que permitem a participação popular na formulação das propostas para elaboração da minuta de lei a ser enviada à Câmara dos Vereadores.

As oficinas serão divididas em quatro momentos: Apresentação Técnica com dados sobre o processo de revisão do Plano Diretor, da cidade e da região administrativa. Bem como prestar esclarecimentos sobre os objetivos da revisão e a importância da participação popular; Dinâmica de integração para ressaltar o papel de cada um na produção da cidade; Grupos de discussão para possibilitar troca de informações com a comunidade, colher informações sobre pontos críticos e sugestões; e por fim Debate e Painel Resumo para consolidar as contribuições dos grupos a partir das prioridades identificadas.

Pelo cronograma, após a zona Norte será a vez da zona Leste nos dias 24 e 25 de maio, em seguida zona Sul nos dias 31 de maio e 1º de junho, e por fim, na zona Oeste nos dias 7 e 8 de junho.

Finalizado os trabalhos por região será vez dos segmentos, no dia 22 de junho, com a Câmara Municipal, entidades e instituições do segmento empresarial, instituições de ensino e pesquisa, Ministério Público e IPHAN. E no dia 29 de junho com movimentos populares e ONGs, entidades profissionais, instituições, SPU e Idema.