O Setor de Educação Especial (SEE), do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), da Secretaria Municipal de Educação de Natal-RN (SME), participou da Formação Continuada dos Gestores Pedagógicos das escolas, na tarde da quinta-feira (06), no CEMURE. As assessoras pedagógicas Maria Karolina de Macedo Silva e Teresa Cristina de Medeiros Nóbrega Bezerra ministraram “Escola na perspectiva inclusiva”.

Conforme as formadoras, o objetivo do encontro consistiu em suscitar reflexões a respeito do direito ao acesso, permanência, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, bem como discutir as atribuições dos gestores pedagógicos, a partir de seus desafios e possibilidades no processo inclusivo.

“Vale ressaltar que o gestor é um agente importante na condução do trabalho educativo, visto que a ele compete promover a mobilização dos profissionais e a formação de um grupo que atue de forma colaborativa e efetiva na escola. Assim, para a realização de um trabalho, que vise a participação efetiva dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, é necessário articular, com os profissionais da unidade de ensino, a construção de um projeto político-pedagógico que preveja a diversidade dos estudantes e oriente o planejamento de ações pedagógicas que possibilitem respostas educativas”, explica a chefe do Setor de Educação Especial, Érika Soares de Oliveira Araújo.

Durante as discussões, os gestores foram provocados a refletir sobre o direito das pessoas com deficiência de terem acesso à educação no contexto escolar inclusivo e a remoção de barreiras para assegurar a permanência, participação, aprendizagem e desenvolvimento. “Foi um momento produtivo, onde os gestores puderam explicitar concepções acerca da proposta de inclusão escolar propagada em âmbito mundial e municipal, bem como inquietações que perpassam o fazer pedagógico no cotidiano escolar. Houve destaque também para as experiências exitosas que vem sendo desenvolvidas na Rede Municipal”, reforçou Erika.

No decorrer do ano, já está no cronograma de formação do DEF, o aprofundamento da temática com o grupo de gestores.