A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz Barreto de Paiva, recebeu a lista dos indicados da XVI edição da Comenda “Mérito em Educação Prof. Waldson José Bastos Pinheiro” em encontro com o Conselho Municipal de Educação (CME), na tarde dessa terça-feira (02/07), no auditório do Departamento de Atenção ao Educando (DAE). O conselho forma uma comissão que avalia o currículo, biografia e vasta documentação para comprovar o mérito da comenda.

A presidente do CME, professora Maria Cristina Leandro, explicou que a comenda é uma distinção honorífica e que foi criada para premiar e reconhecer educador ou educadora ou ainda instituição educacional que tenha desenvolvido um bom trabalho, principalmente na rede municipal de ensino de Natal. Também pode ser indicada uma referência na educação do estado, na educação nacional e serem, ainda, agraciadas pessoas que têm reconhecimento internacional, proativas e que dedicaram a vida a pensar em melhorias na qualidade da educação para a população da rede pública ensino.

“É uma comenda de mérito educacional. E o conselho tem toda uma regulamentação e regimento próprio que está em Lei, estabelecendo critérios que são públicos, a partir de um edital, cartas, convites. Podem ser indicadas instituições ou pessoas da área da educação ou não. Pode ser alguém que tenha um relevante serviço na área da educação e com serviços prestados em escolas e instituições públicas e que tenha impacto na sociedade”, explicou Cristina.

Entre os critérios apontados na comenda, destaca-se o educador profissional, que desenvolveu uma ação inovadora comprovada, que teve impacto e que foi de grande abrangência, envolvendo produção científica na própria escola. O indicado também pode estar envolvido num período de dedicação em projetos desenvolvidos ou ações que a pessoa tenha desenvolvido em trabalho de parcerias ou de cooperação entre instituições. “Há um leque de critérios que são pontuados e, a partir dessa classificação, é feito, digamos, um ranking, seguindo do maior para o menor ponto. E, nesse ranking, são definidos os seis premiados por ano. Este ano, tivemos 30 indicações, entre pessoas e instituições, e foram escolhidos seis agraciados que irão receber os méritos da Secretaria Municipal de Educação e da sociedade no dia da entrega do prêmio, que está previsto pra outubro”, adiantou a presidente do CME.

A secretária Cristina Diniz comentou na reunião que a importância da comenda Waldson Pinheiro é uma premiação relevante e que reconhece, com critérios documentais, o trabalho de profissionais que têm dedicação para a educação em Natal. “Ficamos muito felizes da SME dar essa notícia a essas pessoas. Elas serão agraciadas com essa comenda voltada à valorização profissional e, em breve, nós estaremos divulgando no Diário Oficial e, também, fazendo o convite pessoalmente aos condecorados”, ressalvou a gestora.

Aproveitando esse primeiro encontro com a Comissão Municipal de Educação, a secretária apresentou um resumo de sua administração, que assumiu o cargo em 16 de abril passado. Explicou que a Secretaria Municipal de Educação começou a resolver os problemas das licitações, agilizar os setores para organizar concursos, parcerias e estratégias com outras secretarias e com o governo estadual, dinamizar a formação de professores e gestores, ampliar o número dos estagiários com CIEE, melhorar o IDEB nas escolas, e, ainda, estabelecer a publicação do edital para professores alfabetizadores para iniciar um novo programa de alfabetização que será lançado no segundo semestre, com previsão de início para agosto, com 750 alunos. Finalizando com a articulação da comunicação entre secretaria e escolas, através da criação de um aplicativo que vai mostrar dados e informes.