O plano de arborização executado pela Prefeitura de Natal com o objetivo de plantar mais de 20 mil árvores em todas as regiões da capital potiguar atinge uma nova etapa. A coordenação do projeto “Planta Natal” se reuniu nesta quinta-feira (4) para discutir a elaboração do Inventário Florestal Continuo da cidade. O inventário vai contemplar o mapeamento e o cadastramento das espécies existentes no município, onde estão localizadas, suas características e incidência, além de outros quesitos.

“O inventário será fundamental para a sequência do projeto. Precisamos de um amplo diagnóstico da nossa realidade quanto ao número de árvores existentes em Natal, quais as áreas onde há ausência de espécies, enfim, para conhecermos de uma forma mais aprofundada essa questão arbórea e melhorarmos o Planta Natal, gerando um impacto positivo ainda maior”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, que coordena a iniciativa e que participou da reunião desta quinta com o secretário municipal de Governo, Paulo César Medeiros, e outros técnicos do Município.

Independentemente da elaboração do inventário, o trabalho de plantio de mudas vai seguir de forma continua. A próxima ação acontecerá na manhã desta sexta-feira (05), na rua da Jurema, em Cidade Satélite. Serão plantadas mais de 300 mudas nativas na região e a ideia é criar uma espécie de bosque na comunidade, que já fica vizinha ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e ao Centro de Pesquisas e Experimentos da Mata Atlântica - CEPEMA.

Daniele Mafra aponta que o sucesso do Planta Natal depende muito também da colaboração da população, que pode adotar essas áreas verdes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida na capital potiguar. “Já ultrapassamos a marca de 1.000 mudas plantadas e a participação popular é muito importante. Nós estamos tendo um retorno muito positivo dos natalenses, mas precisamos que a sociedade se engaje ainda mais, afinal de contas estamos falando do nosso município. É aqui que vivemos e precisamos criar um bom ambiente para nós e para as futuras gerações”, completou.