A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Atenção ao Educando (DAE), realizou na segunda-feira (08), a formação continuada do Justiça e Escola, com o tema: O Caráter Conta, para professores e funcionários da Escola Municipal José de Andrade Frazão, situada no bairro Nossa Senhora da Apresentação. A unidade de ensino atende 960 alunos, distribuídos do 1° ao 5 ° ano do Ensino Fundamental e a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo da formação é multiplicar os conhecimentos adquiridos na X Ação Formativa do Programa Justiça e Escola, realizada no mês de junho, no Centro Municipal de Referência Educação Aluízio Alves (Cemure). Na prática, os professores, gestores e coordenadores receberam formação para aplicar os pilares universais do caráter dentro do ambiente escolar. Cada pilar tem uma cor determinada, para que os alunos também aprendam visualmente.

Durante a formação, foram realizadas dinâmicas, apresentações de vídeos, momentos de reflexão e de conversação. Para a assessora pedagógica do DAE, Francisca Peixoto, a formação do Justiça e Escola, trabalha os valores humanos, como o respeito, a responsabilidade, censo de justiça, sinceridade, zelo e cidadania. “Vivemos uma crise de valores conhecida por todos, e a violência é ocasionada por falta desses valores. A escola não é só formadora de conteúdo, ela também, é formadora de atitudes e valores. A metodologia o caráter conta vem com essa responsabilidade, de disseminar os valores que são tão importantes para a sociedade, e são trabalhados com os demais conteúdos desenvolvidos em sala de aula”.

A gestora pedagógica Cláudia Regina ressaltou a importância do projeto. “A escola trabalha com uma comunidade de extrema carência social, e o projeto vem reforçar a construção de valores que a escola tem, como projeto principal e anual do ano letivo, buscando sanar os problemas de aprendizado, que são muito recorrentes na nossa unidade de ensino”.

1. valores dentro de uma escola é imprescindível, pois formamos alunos. A incidência de mau comportamento e de problemas dentro da escola diminuiu bastante. Porque o momento que é repassada essa formação, automaticamente trabalhamos com os nossos estudantes, onde observamos a mudança deles quanto a forma de pensarem e agirem, afirmou a coordenadora pedagógica Edilza Câmara.