Por Gabriella Aguiar da Agência Escola UNP

No terceiro e último dia da Campus Party Natal 2019, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), promoveu a palestra "Pedofilia: Um desafio frente às novas tecnologias", que abordou a exposição de crianças e adolescentes aos riscos que o mundo virtual oferece. A discussão girou em torno de como as novas tecnologias oferecem um mundo de informações, mas também expõem as crianças à riscos.

Na primeira parte da conversa, foi posto em pauta o conceito de pedofilia, além de explorar e discutir a forma de disseminação desse crime na web. A psicóloga Valesca Pinheiro de Souza deu instruções de como denunciar, através do Disk 100. Ela explicou os serviços oferecidos pelo município de Natal, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como atendimento psicossocial, orientação jurídica, entre outros.

Já o engenheiro da computação, Brunno Corrêa, abordou a temática da segurança nas redes. Ele deu dicas importantes para o controle do uso responsável dos aparelhos tecnológicos e redes sociais pelas crianças. "É muito importante que os pais fiscalizem o conteúdo online consumido pelos filhos. As redes sociais, os aplicativos de filmes e séries, os jogos, tudo isso tem mecanismos para definir a classificação etária do usuário. Outra coisa importante é definir o tempo de uso para cada criança, de acordo com a faixa etária", explicou Brunno.

A discussão trouxe ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como base fundamental na resolução da problemática. Encerrando a palestra, o pedagogo Saulo Spinelly trouxe a tona a "Smartphonização" da infância, termo usado para se referir à como os aparelhos tecnológicos fazem parte da rotina infantil atualmente. O pedagogo fechou sua fala alertando que a presença diária e o afeto são de extrema importância para prevenir a violação da infância e da juventude.