O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, nesta sexta-feira (23/08), uma capacitação para profissionais da rede de saúde do município sobre o fluxo e cuidados com o sarampo, que em Natal tem um caso confirmado. 

 

 

 

Segundo Juliana Araújo, diretora do DVS, o objetivo foi atualizar a rede. “A atualização dos processos de trabalho é importante. Tem a questão do fluxo, do que fazer com o paciente em caso suspeito. Também tem a importância desse primeiro contato com o paciente, que quem faz são os profissionais da assistência”, afirmou. 

 

 

 

O médico infectologista Kléber Luz, um dos responsáveis pela capacitação, destacou a necessidade dos profissionais da atenção básica e especializada de saber identificar os sintomas da doença. “Em momento de circulação de vírus, é preciso capacitar as equipes que têm esse contato direto com os pacientes para que elas identifiquem os principais sintomas e possam fazer a notificação em tempo oportuno”. 

 

 

 

Participaram do encontro, diretores de maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Hospital Municipal de Natal e gerentes dos Distritos Sanitários que compõem a capital potiguar (Norte I e II, Sul, Leste e Oeste). 

 

 

 

Quem já foi vacinado contra sarampo, não precisa tomar uma nova vacina. Entretanto, se uma pessoa até 49 anos não tem certeza se é imunizado, pode buscar um posto de saúde para receber a dose. Acima dessa idade, não é feita a vacinação, já que existe o risco do paciente desenvolver a doença. Desde o início da semana, o Ministério da Saúde também passou a recomendar que crianças de seis meses a menores de um ano recebem uma dose extra da vacina. 

 

 

 

Os sintomas iniciais apresentados pelos pacientes são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.