Concluído na manhã desta sexta-feira, 23/08, o ciclo de reuniões com os grupos de trabalho do Plano Diretor de Natal. O terceiro e último grupo a ser formado foi o do tema que trata de Sistemas de Planejamento, Gestão e Fundos de Desenvolvimento Urbano (GT III), que tem como subtemas Desenvolvimento socioeconômico, turismo e gestão da orla, sistemas de áreas verdes e arborização urbana, Instrumentos urbanísticos, Fundos de apoio ao desenvolvimento urbano (FURB, FUNAM e FUNHABINS) e compensação ambiental. Todas as reuniões foram conduzidas pela coordenação técnica do PDN, formada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e ocorridas na Faculdade Estácio, localizada no bairro Alecrim.

 

 

A reunião foi aberta pelo secretário adjunto de Planejamento da Semurb, Thiago Mesquita que falou da importância dos grupos de trabalho nesse processo de revisão do Plano. O secretário da Semurb, Daniel Nicolau ressaltou a importância do diálogo franco, principalmente nos Grupos de Trabalho para que se possa estabelecer um ambiente de confiança. “No final todos serão responsáveis pela construção da proposta”.

 

 

Como nas reuniões anteriores, foram apresentados os regimentos da revisão do PDN, das oficinas e dos grupos de trabalho, para que os participantes tenham conhecimento das regras a serem seguidas durante o processo de revisão. Também foi exposta a metodologia a ser aplicada nas oficinas, que serão iniciadas na próxima terça-feira, 27, por segmentos, começando por movimentos populares e Ongs.

 

 

Em seguida foi apresentado pelos coordenadores do GT III uma análise preliminar dos temas para ajudar na escolha dos subtemas pelos participantes. Como nos dias anteriores, ao final, após a formação dos grupos, foram eleitos os facilitadores e secretários executivos que serão peças importantes no processo de discussão do PDN.