Durante toda a última sexta-feira (23/08), a Escola Municipal Professor Laércio Fernandes promoveu a III Exposição de Conhecimento e Arte (Ecoar). O evento reuniu toda a comunidade escolar com o propósito de apresentar o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos em sala de aula. Na programação, apresentações artísticas e exposição de trabalhos e pesquisas realizadas pelos alunos.

“A Ecoar é um evento de grande importância na nossa escola, por destacar todo o trabalho desenvolvido no decorrer do ano letivo. Este ano, tivemos o tema 'nos caminhos da literatura e da arte, aprendemos valores'. É de fundamental importância levar para nossas crianças o amor, respeito, afeto, a sinceridade e demais valores que a nossa sociedade precisa. Estimulamos nelas a vontade de serem pessoas melhores e principalmente de se tornarem seres humanos com consciência cidadã”, destacou o gestor administrativo-financeiro Janieri Luiz da Silva.

Visitando a III Ecoar, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristina Diniz assistiu uma série de apresentações artísticas dos alunos e professores. “É muito importante que a escola trabalhe valores como a solidariedade, a empatia, a amizade que tanto nossa sociedade está precisando”, destacando os pilares do programa Justiça Escola que inspirou algumas das apresentações artísticas.

Inspirado no cordel da professora e escritora Claudia Barbosa, “A beleza do sertão vista da minha janelaL”, o estudante João Marcos Silva da Costa, de 10 anos, se apresentou com um trecho de cordel produzido por ele. “Eu achei difícil fazer. Mas depois gostei muito. Eu escrevi sozinho”.

Uma das temáticas apresentadas na III Ecoar foi a movimentação do cangaço no Nordeste do Brasil. “Trabalhamos a cultura nordestina. Dentro dela destacamos o cangaço e todos os seus aspectos sociais, culturais, políticos, religiosos e lúdicos com jogos e brinquedos. Com essa abordagem do cangaço resgatamos a tradição pela cultura nordestina, incluindo persistência, justiça, respeito, lealdade e cidadania”, explicou a professora de Educação Física, Claudia Lúcia Pinheiro que pontou a interdisciplinaridade na execução da pesquisa.