Servidores da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciaram uma nova capacitação direcionada à área de segurança escolar. A aula inaugural do Curso Saúde e Segurança na Escola aconteceu na noite dessa quarta-feira (28/08), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), na zona Oeste da capital.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, participou da solenidade de abertura da capacitação e pontuou a relevância do curso para todos os agentes públicos e gestores inseridos no contexto de segurança, escola e saúde. “É um tema de suma importância a todos que trabalham com políticas públicas, inclusive eu mesma estou participando da qualificação para ampliar o conhecimento nessa área”, comentou.

O curso é ministrado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela de Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio das Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e conta com uma carga horária de 180h/aulas, sendo 60h no sistema presencial e 120h programadas na modalidade de Ensino à Distância.

O curso apresenta uma proposta de promoção de ações integradas de saúde, educação e segurança versando sobre condições protetivas para a garantia de direitos de educandos de escolas públicas em territórios identificados de alta vulnerabilidade social, em decorrência da violência que atinge crianças e adolescentes. O foco está na formação continuada de agentes públicos para a abordagem de um dos importantes fatores de risco associados à violência, no caso, o uso abusivo de álcool e outras drogas.