A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Esporte e Lazer e em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF) e as universidades UniRN, UnP, Maurício de Nassau, Fanec, Estácio, Facex e UFRN, realizaram, no último sábado (31), a primeira edição do projeto Viva natal nas Praças. A ação também foi uma comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física (01/09). Foram realizadas atividades de esporte, lazer e cidadania na Praça Iapissara Aguiar (Panatis III); Praça de Neópolis; Praça Henrique Carlone (Conjunto Ponta Negra); Praça da Rua Mirabeau Pereira (Alecrim); Praça Luiz Raimundo de Souza (Praia do Meio); Praça da Igreja de Candelária e Praça do Potilândia.

Durante toda a tarde 1.008 pessoas participaram de atividades como jogos de basquete e futebol, badminton, esportes adaptados, treino funcional, atividades rítmicas e culturais, caminhadas, ginástica, avaliação nutricional, dança, recreação e palestras sobre saúde e qualidade de vida. Tudo isso monitorado por 303 alunos e professores de Educação Física que se dividiram pelas sete praças participantes.

“É uma oportunidade de tirar as pessoas de dentro de casa e levá-las a ocupar os espaços públicos e praticar algum tipo de atividade. Nessa ação, todas as pessoas podem participar. Seja praticando atividade física ou apenas socializando uma com as outras”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra.

Ainda segundo a titular da SEL, o evento foi tão positivo que as universidades já se dispuseram a dar continuidade ao projeto que é oferecido de forma gratuita à população. Em breve, a Secretaria de Esportes e Lazer divulgará cronograma com datas e locais dos próximos eventos do “Viva Natal nas Praças”.

REFORMA DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

O projeto Viva Natal nas Praças é mais uma ação que a gestão do prefeito Álvaro Dias realiza em prol do esporte amador e bem estar da população. Ao todo, a Prefeitura do Natal já reformou e ampliou 48 equipamentos esportivos. Agora eles serão adotados por instituições para realizar atividades e estimular a população na utilização das quadras e praças. Para as próximas edições, a comunidade que tiver o maior número de participantes receberá um kit esportivo ofertado pela SEL.

NÚMEROS DO VIVA NATAL NAS PRAÇAS:

Praça Iapissara Aguiar (Panatis III) - recebeu 70 educadores físicos da UNP e contou com a participação de 90 pessoas;

Praça de Neópolis (Rua Alameda dos Eucaliptos) - recebeu 105 educadores físicos UNIFACEX e contou com a participação de 505 pessoas;

Praça Henrique Carloni (Conjunto Ponta Negra) - recebeu 30 educadores físicos da Estácio e contou com a participação de 70 pessoas;

Praça da Rua Mirabeau Pereira (Alecrim) - recebeu 39 educadores físicos FANEC e contou com a participação de 99 pessoas;

Praça Luiz Raimundo de Souza (Praia do Meio) - recebeu 50 educadores físicos da UNI RN e contou com a participação de 110 pessoas;

Praça da Igreja de Candelária - recebeu 27 educadores físicos da Nassau e contou com a participação de 82 pessoas;

Praça do Potilândia - recebeu 12 educadores físicos da UFRN e contou com a participação de 52 pessoas.