O Grupo de Estudos Turísticos (GET/CNPq/UERN), do curso de Turismo do Campus de Natal da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, e o Observatório de Turismo do RN realizaram city tour histórico e cultural da cidade do Natal com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, localizada no bairro Pitimbu.

A ação integrou as comemorações pelos 25 anos da unidade de ensino e foi uma parceria idealizada pelo Prof. Dr. Sidcley Alegrini, líder do GET, com participação do  Prof. Me. Marcos José de Souza Cipriano, membro do Grupo, e o aluno e guia de turismo Samuel Jordan. O tour teve apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Natal e da direção da escola, representada pela professora Mintza Idesis, além da coordenadora professora Morgana Praxedes.

A atividade propiciou aos alunos conhecerem parte do patrimônio histórico e cultural de Natal, iniciando com um tour panorâmico pela Ribeira, passando pela Praça Augusto Severo, onde estão o Teatro Alberto Maranhão, o Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão e monumentos históricos; seguindo pelo Largo da Rua Frei Miguelinho e pela Rua Chile, voltando para observar o Obelisco da Av. Tavares de Lira, o prédio do Grande Hotel e a Igreja Bom Jesus das Dores, para subir a Av. Duque de Caxias.

Já na Cidade Alta, as crianças fizeram tour panorâmico e caminhada. Conheceram o Palácio Felipe Camarão, onde funciona a Prefeitura do Natal; a Pinacoteca de Natal, onde já funcionou a Governadoria; o Museu Café Filho, o Instituto Histórico e Geográfico do RN, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo) e o Museu de Artes Sacras, o Memorial Câmara Cascudo e a Praça André de Albuquerque, onde observaram o obelisco e o marco zero da cidade do Natal.

“Foi um sucesso essa experiência turística, de relevante conhecimento e aprendizado para os nossos alunos”, comemorou a professora da turma, Maria de Medeiros. “Essas ações têm por objetivo educar crianças e jovens para o futuro do nosso turismo”, pontuou o professor Sidcley.