Natal é uma das cidades que participou, neste sábado (21/09), do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa global, que envolve 158 países e mais de 17 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. No Brasil, mais de 300 municípios estão envolvidos na ação.

O Dia Mundial da Limpeza em Natal reuniu cerca de 5 mil voluntários. Foram recolhidos resíduos entre as praias de Ponta Negra, na zona Sul da cidade, e a Redinha, na zona Norte. A ação de limpeza começou às 9h, e também percorre os bairros do Alecrim, na zona Leste, e Nazaré, na zona Oeste.

Em Natal, a ação foi coordenada pelo Instituto 'Cidade Limpa', contando com o total apoio da prefeitura do Natal e outras instituições, além também do apoio da iniciativa privada. “Foi um grande mutirão promovido pelo Instituto Cidade Limpa, com o apoio da Prefeitura do Natal. Um grande dia de limpeza pública na cidade e em todo o planeta. Isso é muito importante”, disse o prefeito Álvaro Dias.

O chefe do executivo ainda falou sobre outros mutirões que estão sendo organizados pela prefeitura, e que ocorrerão nos próximos dias. “Na segunda e terça-feira, a prefeitura do Natal estará realizando mais mutirões, para assim promover, dinamizar e organizar a limpeza da cidade do Natal”, finalizou.

Esta é a segunda edição do Dia Mundial da Limpeza em Natal. Dessa vez, a expectativa é que sejam recolhidas ao total 16 toneladas de resíduos, superando a marca de 2018, quando foram coletadas mais de 13 toneladas de lixo.

A diretora do Instituto, Nayara Azevedo, destaca que o objetivo do projeto é tornar Natal a capital mais limpa do Brasil. “A iniciativa do Instituto Cidade Limpa é louvável porque ajuda a conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a mobilizar voluntários para a realização de mutirões de limpeza”, ressalta.

A ação ainda teve o apoio da Marinha do Brasil, com 158 militares atuando na retirada de resíduos do Rio Potengi e suas margens, além do recolhimento de lixo nas orlas das praias de redinha e do forte. O evento também contou com a participação de 50 escoteiros do mar e 170 alunos do programa segundo tempo, desenvolvido pelo ministério da defesa que possui núcleos em organizações militares subordinadas ao comando do 3º distrito naval.

“Participar do Dia Mundial da limpeza está sendo muito importante. Ver tantos voluntários juntos por uma bela causa como essa, está sendo maravilhoso, mas fica a reflexão de tanto lixo que a gente ainda está produzindo, precisamos mudar isso, não só em um único dia como hoje, mas criar consciência de um mundo mais limpo e adotar isso todos os dias, com pequenas atitudes na vida de cada um”, disse a voluntária Natália D'Oliveira.