O Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ Natal) realizou, no domingo (22), na sede do órgão localizada na zona Norte da cidade, um novo mutirão de castração animal voltado para gatos machos a partir de quatro meses de idade. Nessa ação, 72 felinos passaram pelo procedimento. Somente este ano, 301 animais já foram castrados pela SMS.

A castração é a maneira mais eficaz de combater a superpopulação de gatos, cujas doenças podem ser transmitidas também para os humanos. Essa foi o quarto mutirão de esterilização animal por parte do CCZ Natal em 2019 e as castrações serão continuadas no decorrer do ano.

Para selecionar os animais que passarão pelo processo, o Centro de Controle de Zoonoses escolhe os tutores que estão cadastrados em um sistema disponibilizado pelo órgão, voltado para pessoas de baixa renda, beneficiários do Bolsa Família e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Os mutirões são feitos através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, CRMV e voluntários da Universidade Potiguar. Para participar os tutores devem se cadastrar através do  https://goo.gl/forms/JEaqJ6hpSWsObiv32. A inscrição pode ser feita por tutores com idade mínima de 18 anos e que possuam a partir de cinco animais.