A Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar reuniu toda comunidade escolar no último sábado (21) para mais uma edição do Festival de Música Iapissara (FESTIAP). Um evento para alunos, professores e funcionários se mostrarem como artistas, valorizando principalmente o melhor da música brasileira.

“Mais do que um festival, é um trabalho pedagógico e trabalho artístico. É o resgate do sonhar e do acreditar na nossa juventude. Temos uma juventude que precisa valorizar-se e acreditar que é capaz”, destacou a gestora pedagógica Ana Karla Varela ao abrir oficialmente o 3º Festival de Música Iapissara (FESTIAP).

O festival foi dividido em três categorias: Estudantes do Ensino Fundamental, Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Professores e Funcionários. Durante dois meses os candidatos se prepararam para se apresentarem para uma comissão julgadora especializada. Os candidatos foram orientados pelos professores de Música da escolha das canções e nos arranjos para cada apresentação. Os vencedores receberam premiação individual, além da participação na gravação de um CD em estúdio com o set list das músicas classificadas no festival.

Na categoria estudante o vencedor foi José Felipe do Nascimento Secundo, que interpretou a canção “Olhos Coloridos”, composta pelo carioca Macau nos anos de 1970 e imortalizada na voz de Sandra de Sá. Com 13 anos e estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, José Felipe participa do festival desde a primeira edição. “Eu encarei o festival desse ano como uma nova chance para ganhar o 1º lugar. Em 2017 eu venci pela primeira vez e em 2018, deixei o 1º lugar escapar. Então, este ano me preparei bastante para recuperar a posição. ” O vencedor foi premiado com uma guitarra.

O 2º lugar ficou com o trio de irmãs Anatalya Leyde Oliveira Gomes, Nataly Lyone Oliveira Gomes e Isaely Gomes da Silva. As irmãs interpretaram uma versão do clássico da música gospel Hallelujah. A 3ª colocação ficou com Antônio Wevertton da Silva Pereira, que interpretou a música de protesto “Criminalidade” de Edson Gomes.

Com o clássico samba “Não deixe o samba morrer”, de Edson Conceição e Aloísio Silva, e consagrado na voz da maranhense Alcione, a estudante Valneide Alves da Silva Isídio venceu na categoria Educação de Jovens e Adultos. A vencedora ganhou uma bolsa de estudos na Escola de Música 4x4. O 2º lugar ficou com Marianan Marilar, que cantou “Singular” da dupla Anavitória. Maria Aparecida foi classificada em 3º lugar com a canção “Pra você guardei o amor” de Nando Reis e Ana Cañas.

Na categoria Professores e Funcionários o vencedor foi o professor Rui Barbosa, com a música “Quatro Estações” do cantor gospel Kleber Lucas. O vencedor ganhou um voucher do restaurante Sal e Brasa. O clássico “A vida do viajante” de Luiz Gonzaga, levou o professor Flávio Enilson Flor de Araújo ao 2º lugar na disputa. A 3ª colocação ficou com a gestora pedagógica da escola, Ana Karla Varela que cantou “Minha Vida” de Rita Lee. Uma apresentação do grupo de música potiguar Pau e Lata encerrou as apresentações.