A Escola Municipal João XXIII sediou na última sexta-feira (27/09), o Show do Festival “Tô Ligado na Energia”. O evento é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Grupo Neoenergia (Cosern).

O objetivo do Festival “Tô Ligado na Energia” é estimular o conhecimento e a mudança de hábitos, além de promover o aprendizado sobre o uso racional e seguro da energia elétrica de uma maneira divertida no ambiente escolar. O Festival integra o Programa de Eficiência Energética regulado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os alunos da escola se dividiram em três equipes: amarelo, azul e verde. Um mês antes do festival, eles participaram de oficinas artísticas (teatro, dança, música, percussão e grafite), oficinas de laboratório criativo, jogos e tarefas que têm como foco os temas de energia elétrica, segurança e eficiência.

Uma dessas atividades designadas aos alunos foi a arrecadação de resíduos, dentro do Projeto “Vale Luz” da Cosern, que visa a troca de resíduos por descontos na energia. Esses resíduos valeram pontos para a competição, e um desconto de R$ 385,74 na conta de energia do Abrigo Lar da Vovozinha (instituição escolhida pelos alunos). Ao todo, as equipes arrecadaram 2,5 toneladas de resíduos das ruas da comunidade e de suas casas. Além das atividades, os alunos, também fizeram paródias baseadas no consumo consciente de energia. As paródias funcionaram como os gritos de guerra de cada equipe.

O diretor pedagógico da unidade de ensino, Clenilson Campos Ferreira, destacou o trabalho. “Estamos trabalhando essa questão da conscientização desde nossas formações. Então, receber o festival foi uma experiência única para toda a família da Escola Municipal João XXIII”.

A aluna do 9° ano do Ensino Fundamental, Tamires Soares Dantas, participante da equipe Verde, comentou sobre a participação no festival. “Nós aprendemos como atuar, dançar, tocar instrumentos, e também sobre os cuidados que temos que ter com o uso na energia. Agradeço aqueles que nos ajudaram a participar da gincana, principalmente aos diretores, professores e funcionários da escola”.

O representante da Cosern, Marcello Nunes de Freitas, agradeceu aos alunos e aos funcionários da escola. “Os alunos mostraram que aprenderam a mensagem do projeto, que é utilizar energia de forma consciente e segura, pensando na preservação do meio ambiente e dos nossos recursos naturais”.

As equipes competiram arduamente para levar o título de campeã, mas, com a pontuação total de 1.491 pontos, a equipe Azul levou o título do Festival “Tô Ligado na Energia”, seguida pela equipe Amarela com 1.206 pontos, e pela equipe Verde com 1.163 pontos. Como premiação, os vencedores vão participar de uma sessão de cinema, oferecida pela Cosern e de um lanche pela escola.

O evento contou com a presença do grupo musical Pau e Lata e com o apoio da World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza).