A campanha Setembro Dourado é usada para a conscientização do câncer infanto-juvenil. Diante disso, desde a abertura até o encerramento da campanha (30/09), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) proporcionou diversas atividades de engajamento em diferentes centros e unidades de saúde.  

 

 

Desde o início do mês, com objetivo de alertar sobre os sintomas da doença, bem como também sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura dos pacientes em mais de 80%, o Setembro Dourado movimentou centenas de pessoas na luta de prevenção contra o câncer infanto-juvenil. 

 

 

Na última quinta-feira (26), com a presença do Secretário de Saúde George Antunes, ocorreu uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes na Câmara Municipal de Natal para discutir as ações tomadas durante a campanha.  

 

 

De acordo com a chefe do Núcleo Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Lima, a campanha teve um balanço bastante proveitoso e positivo.  “Este ano recebemos adesões espontâneas das unidades de saúde para agregar apoios e ações. Além disso, investimos na formação continuada dos profissionais que atuam no setor, haja vista que a cada ano a ciência avança e surgem novos tratamentos, sendo necessário que todos estejam antenados com as mudanças", destaca Isabel.  
 

 

Com a integração entre os órgãos do município, as atividades ofertadas como: palestras, distribuições de lenços e panfletos, dinâmicas, ações sociais, cursos de aperfeiçoamento em saúde da criança, canções e peças teatrais em alusão ao tema foram destaques na rede municipal da cidade.  

 

 

Para o sucesso da campanha, várias ações foram realizadas também em escolas, praças, áreas de lazer, unidades de saúde, paradas de ônibus e estações de trens, através de trabalhos desenvolvidos pelas secretarias de Saúde, Educação, e Trabalho e Assistência Social de Natal, além das parcerias com Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC, da Casa Durval Paiva e da Liga Contra o Câncer. 

 

 

Além disso, a Prefeitura do Natal alterou as cores da iluminação em diferentes pontos da cidade em alusão a importância do Setembro Dourado. Segundo Isabel, as campanhas publicitárias nas TVs, rádios e sobretudo nas redes sociais também foram de suma importância para a visibilidade e esclarecimento do assunto. 

 

 

“Para a próxima campanha do Setembro Dourado, pretendemos ampliar as ações em diferentes locais junto aos diversos equipamentos dos territórios. Com isso, ficando ainda mais próximo da população, finaliza Isabel.