O Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) Oeste, realizou, nessa segunda-feira (30/09), o encerramento da campanha do Setembro Amarelo, no Parque Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova. O encontro contou com atividades terapêuticas ao ar livre que tinham o objetivo de estimular a autonomia e promover a ressocialização dos usuários. 
 

 

Apesar do fim da campanha, o CAPS, que atende pacientes com transtornos mentais graves, trabalha em prol da promoção da vida durante todo o ano. A diretora da unidade, Rafaela Pessoa, enfatiza a importância da continuidade desses serviços. “O trabalho de preservação da vida deve acontecer todos os dias, então a gente não deve compreender essa campanha focando apenas em setembro. Aqui no CAPS Oeste estamos sempre tentando fazer esse trabalho com cuidado e responsabilidade.”, afirma. 
 

 

A unidade oferece atendimento gratuito de demanda livre e espontânea para a população, além de contar com uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, assistente social, psicólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional. Durante o tratamento, os usuários podem desfrutar de diversas atividades, como artesanato, exercícios físicos, expressão corporal, coral, rodas de conversa e oficinas de poesia e escrita. 
 

 

Os familiares também recebem apoio da instituição, já que um dos objetivos do centro é o fortalecimento desse vínculo. Romualda Santos, mãe de um dos usuários, afirma que o filho já frequenta o CAPS há oito anos e ressalta a importância do serviço em sua vida. “Antes de frequentar o CAPS, meu filho tinha medo de tudo, medo de sair sozinho, medo de falar com as pessoas. Nem comigo ele falava. Hoje, ele já desenvolveu muito, cem por cento.”, relatou. 
 

 

Para o acolhimento, o usuário deve comparecer à unidade acompanhado de algum familiar e portando cópias de seus documentos. Em seguida, deverá apresentar um breve histórico da doença para que seja feito o agendamento interno com o profissional.  
 

 

O CAPS Oeste fica localizado na Rua Murilo Melo, nº 168, em Lagoa Nova, e funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.