Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) participaram nessa segunda-feira (30/09) de uma qualificação direcionada ao Protocolo de Manejo do Risco de Suicídio Iminente voltada a profissionais da área de segurança pública. A capacitação foi ministrada pela médica psiquiátrica Dulciana Costa e coordenada pelo Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Na ocasião, os guardas municipais tomaram conhecimento do fluxograma de atendimento e acolhimento a pessoa com comportamento suicida, que foi elaborado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (Semtas), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Segurança Pública (Semdes) e a UFRN.

A qualificação concede ao agente de segurança pública elementos que direcionam o atendimento a pessoas acometida de tendências suicidas da maneira que a proteção e o amparo das instituições cheguem para solucionar a situação de crise. No caso, os guardas municipais agora passam a atuar conforme o protocolo estabelecido pelos técnicos unificando e padronizando o acolhimento ao cidadão com comportamento suicida.

Para o subcomandante de Instrução da GMN, Isaque Nicácio, a capacitação vem preencher uma lacuna no serviço operacional. “Agora as guarnições ao se depararem com uma situação de suicídio vão atuar num modelo padrão, que beneficia a vítima e os agentes que agem no atendimento imediato”, explicou.

Dados do Ministério da Saúde, contidos no Boletim Epidemiológico sobre Suicídio no Brasil do ano de 2017, apontam que anualmente são consumados 11 mil suicídios no país, ou seja, um a cada 45 minutos. Configurando dessa forma, que o tema é um problema de saúde pública.