A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), planejou várias atividades para integrar esse mês de outubro, dedicado mundialmente à prevenção, combate e diagnóstico precoce do câncer de mama. Pensando assim, uma série de ações afirmativas serão ofertadas dentro do movimento Outubro Rosa no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (Cren), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e Grupo Reviver.

Nesta primeira semana de programação, o Grupo Reviver estacionou, dias 7 e 8, sua Unidade Móvel de Saúde Savana Galvão em frente ao Cren e realizou exames de mamografia para as usuárias. Nas dependências do Cren, voluntárias do Grupo Despertar, da Liga, e Advogadas Conselheiras do CMDM se revezaram nos turnos da manhã e tarde em rodas de conversas com as mulheres que aguardavam atendimento do exame de mamografia. Com o foco nos “Direitos das Mulheres com Câncer”, as advogadas Elisângela Leite Duarte, Lucineide Freire, Ana Carla Ribeiro e Roberta Danielle levaram informação e tiraram dúvidas das usuárias. As voluntárias do Grupo Despertar discorreram sobre a importância de fazer e como fazer o auto exame da mama, do exame periódico da mamografia, dos sinais de alerta que podem apontar para o diagnóstico precoce da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, Distrito Oeste, outro parceiro em nossa programação, estará no CREN dias 9 e 10, das 8h às 13h, ofertando serviços de preventivo, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, aferição de pressão, vacinas e distribuição de preservativos. Também teve início dia 7, no auditório do Centro de Referência, o curso de Boneca de Pano, que tem o objetivo de promover um ofício às mulheres, incrementando à renda familiar e promovendo autoestima.

O movimento mundial Outubro Rosa tem como objetivo disseminar informações sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero, proporcionando conscientização, conhecimento e maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico, contribuindo, assim, para a redução da mortalidade.