Pelo 4º ano o Festival Música Alimento da Alma (Mada) realiza o projeto “Mada Faz Escola”, visitando escolas públicas e particulares com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal. Na tarde desta quarta-feira (09), foi a vez da Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo receber o projeto que nesta edição tem como tema “Sons (d) escolados”, com o objetivo de levantar a discussão sobre como as tecnologias tornam o fazer musical mais acessível, assim como o consumo, tendo a internet como essa possibilidade de acesso.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem e conversarem com os artistas Zé Caxangá e Seu Conjunto e o DJ PajuxFrank. Além do bate papo com os alunos, os artistas realizaram um pocket show.

O aluno Diogo Barbosa Debastiane, de 15 anos, do 9° ano do Ensino Fundamental, é percussionista em uma banda que se apresenta em uma igreja. Bastante empolgado ele falou da atividade. Esse projeto é bem interessante, pois quem não tem acesso e nem condições de comprar ingressos para eventos na cidade, pode conhecer um artista de perto. Além disso, eles contam a história deles e como começaram no mundo da música. É uma oportunidade muito interessante que o festival proporciona”.

“É maravilhoso! A articulação entre a cultura e a educação pode transformar realidades, pode contribuir com essa formação cultural e cidadã dos jovens que estão no processo de construção da identidade. Sabemos que a música tem um valor agregador muito forte, pois conversa muito fácil e independente da idade”, destaca a coordenadora do projeto Nathália Santana.

De acordo com a coordenadora, a gestão da escola e os professores abraçam com muito carinho toda a atividade, o que impressiona os artistas quando chegam nas escolas para a conversa e o pocket show.

O aluno Arthur Oliveira de Melo, de 14 anos, do 8° ano do Ensino Fundamental, também comentou sobre a apresentação. “Essa atividade é muito legal. Eu toco violão no meio dia a dia e estou aprendendo muito com eles aqui. Vou levar para a minha vida”.