A Guarda Municipal do Natal (GMN) vai contribuir na formação técnica e operacional de mais uma Guarda Municipal do interior do Rio Grande do Norte. Para isso, foi assinado no final da tarde dessa quinta-feira (10/10) um Termo de Cooperação celebrado entra a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) e a Prefeitura de Tangará, cidade situada a cerca de 82km da capital potiguar.

O documento firmando a parceria administrativa foi referendado pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, e pelo prefeito de Tangará, Jorge Bezerra. Agora, os agentes de Tangará serão qualificados seguindo o cronograma de disciplinas e conteúdo provenientes da Matriz Nacional das Guardas Municipais, que foi elaborada e indicada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Na oportunidade, a secretária Sheila Freitas fez uma rápida explanação da qualificação técnica dos agentes da GMN e lembrou que o efetivo é anualmente aperfeiçoado com treinamento prático e teórico realizado pelo Núcleo de Instrução da corporação, que é composto por instrutores guardas municipais com habilidades operacionais em várias áreas.

A secretária ainda apontou para a necessidade dos municípios do interior do Estado investirem na criação de guardas e no aparelhamento dessas corporações como uma forma de reforçar a segurança pública municipal. “Nós temos um compromisso importante com segurança pública e vemos que a ampliação das guardas municipais no interior do estado é uma alternativa que vem fortalecer as ações preventivas e melhorar a segurança para a sociedade”, comentou.

O prefeito Jorge Bezerra ressaltou a importância da parceria, que foi definida como uma medida de qualificação para que o guarda municipal de Tangará possa atuar profissionalmente e contribuir ainda mais com a segurança do município. “Nosso objetivo é que a Guarda Municipal de Tangará tenha maior capacidade para atender o cidadão”, disse.

A formação tem como foco a importância do agente na função e do seu papel junto à sociedade como defensor da cidadania, mediador preventivo de conflitos e, acima de tudo, quando necessário, do emprego do uso da força dentro dos limites legais e éticos. O plano é direcionado a fornecer o conhecimento para atuação do guarda municipal na prevenção e controle da violência e da criminalidade na área de sua competência.

O momento contou com a participação do comandante da GMN, Alberfran Grilo, o subcomandante de Segurança, Carlos Cruz, o subcomandante de Instrução, Isaque Nicácio, a chefe de Gabinete da Semdes, Luciana Lima, o coordenador da capacitação, Manoel Menezes, e representantes da Guarda Municipal de Tangará.