A Secretaria Municipal de Educação por meio Departamento de Ensino Fundamental, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou uma formação para os professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, nesta sexta-feira (11) com as professoras da UFRN, Maria do Socorro Gonçalves e Débora Regina de Paula Nunes.

A aula é o primeiro dos três encontros que ainda acontecerão com as professoras, sobre Autismo, acontecendo no prédio do Centro de Educação da UFRN, localizado no Campus Central da UFRN. Dentro da temática Autismo, foram abordados vários assuntos como; símbolos, literalidade, estratégias de comunicação, e como agir em algumas situações, além disso, os professores puderam compartilhar com os colegas e as formadoras experiências vividas em sala de aula.

A professora Débora Nunes é graduada em Psicologia com doutorado e pós-doutorado em Educação Especial. “A aula de hoje foi voltada para a comunicação alternativa, uma das maiores demandas que nós temos visto tanto no município, quanto no Estado, são de pessoas com Autismo. Grande parte dessa população não tem a fala desenvolvida, então um dos recursos que a gente pensa para facilitar essa comunicação é o uso da comunicação”.

A professora ainda falou sobre a satisfação de receber professores da rede nessa formação. “`Sempre é maravilhoso receber o pessoal. É sempre bom quando os professores vêm aqui, porque eles compartilham experiências e conseguimos juntar a teoria com a prática”.

A assessora pedagógica do DEF, Francisca Iara Bezerra da Cunha Souza, explicou o objetivo da aula. “Nós queríamos trabalhar com os professores, a questão da comunicação alternativa. Através desse trabalho eles poderão desenvolver melhor, questões de como lidar com o aluno com autismo na escola, tanto na Sala de Recursos Multifuncionais como na sala de aula regular.

Jane Cleide Bispo de Santos Silva, professora da Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra falou da oportunidade de aprender sempre mais. “O propósito maior de participar da aula de hoje, é justamente ter acesso a essas informações para que a gente possa coloca-las em prática na sala de aula, além da professora Débora ser uma referência nesse assunto, a troca de experiências com os colegas em na sala é sempre uma forma de estar adquirindo mais informações e mais conhecimentos”.

A segunda parte da formação é conduzida pela professora Maria do Socorro é graduada em Fonoaudiologia, tem especialização em Avaliação Institucional, mestrado em Linguística e doutorado em Psicologia Experimental.

Sala de Recursos Multifuncionais

As Salas de Recursos Multifuncionais estão ambientadas nas unidades de ensino da Rede Municipal, onde é realizado o “Atendimento Educacional Especializado (AEE) ”. Estes espaços dispõem de mobiliário, material didático e pedagógico, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial.