O 17º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) recebeu na tarde desta segunda-feira (21/10), as escolas de Ensino Fundamental Professora Palmira de Souza e Professora Vera Lúcia Gonçalves e o Centro Municipal de Educação Infantil Jesiel Figueiredo, com seus alunos para assistirem as exibições dos filmes “Do meu tamanho”, “Tito e os pássaros” e “A raposa má” nas salas do Cinemark do Shopping Midway Mall.

 

 

A professora de História, Cláudia Renata Cavalcante Furtado, da E. M. Profª Palmira de Souza ressaltou que o festival traz uma grande oportunidade aos estudantes para conhecer o cinema numa sala de exibição própria para esse fim. “É muito importante esse evento, inclusive porque alguns alunos estão entrando no cinema pela primeira vez, então, é um tipo de mídia que eles não estão habituados. É uma experiência única e sempre trazemos as turmas com muito prazer, porque sabemos que vai ser muito rico para a vivência cultural deles”, afirmou Cláudia Furtado.

 

 

Maria Júlia, aluna do 9º ano B da E. M. Profª Palmira de Souza, que já veio ao festival no ano passado, observou que é relevante a participação das escolas numa proposta de aula bem diferente, fora do ambiente escolar, promovendo aprendizagem através do cinema. “Eu acho importante vim para esses festivais, porque é uma oportunidade de conhecer novos filmes e aprender assuntos novos e divertidos”, concluiu. 

 

 

Na parte da manhã participaram as seguintes unidades de ensino: E. M. Professora Zuleide Fernandes, E. M. Estudante Emmanuel Bezerra, E. M. Professora Palmira de Souza, CMEI Selva Capistrano Lopes da Silva, CMEI Professora Stella Lopes da Silva, CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles, CMEI Professora Francisca Célia Martins de Souza e CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo. Num total de 1.194 alunos prestigiaram as duas sessões de cinema infantil dentro do projeto “A tela na sala de aula”.

 


O projeto “A tela na sala de aula” do Festival Internacional de Cinema Infantil, tem a proposta de transformar filmes em projetos pedagógicos, unindo as duas coisas e criando uma aprendizagem diferenciada, que pode transformar objetivos educacionais em descobertas significativas. Para cada filme é oferecido os Cadernos Pedagógicos que se torna uma Unidade Temática com inúmeras sugestões de atividades relacionadas aos componentes curriculares de cada segmento escolar.