O prefeito Álvaro Dias recebe, na próxima sexta-feira (25/10), às 10h, a visita oficial do Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben e do prefeito da cidade de Belém-Palestina, Anton Salman, no Palácio Felipe Camarão, em Natal. As autoridades daquele país estarão acompanhadas por membros da comunidade Palestina, da capital potiguar.

O encontro terá como pauta a continuidade do Acordo que decretou Natal e Bethlehem (Belém) como cidades irmãs, graças à aprovação da Lei 4.961 de 1998, ainda na gestão da prefeita Wilma de Faria. Esse processo permite uma série de ações de cooperação em diversas áreas, como turismo, cultura, etc. A Câmara Municipal do Natal também reconhece outras quatro cidades internacionais como irmãs: Córdova (Argentina), Guadalajara (México) e Lisboa (Portugal).

O conceito de cidade-irmã diz que elas precisam ter características semelhantes ou pontos e referências históricas comuns. No caso da capital potiguar com a cidade palestina, Belém é a cidade onde Jesus Cristo nasceu e deu origem ao feriado de Natal, 25 de dezembro, data que a capital do Rio Grande do Norte foi fundada.

Além da proposta pela renovação das ações entre as cidades-irmãs, o embaixador Ibrahim Alzeben, que é Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes do Brasil, pretende discutir com o Governo do Estado e Prefeitura a possibilidade de uma visita exploratória do Conselho, ao Rio Grande do Norte, no próximo ano.

A comitiva palestina tem reuniões e audiências agendadas com a Governadora Fátima Bezerra, com o reitor da UFRN, Professor Daniel Diniz Melo, com o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Freire e com Augusto Carlos Viveiros -Diretor Geral da AL/RN. A programação dos palestinos no Estado ainda inclui um jantar de confraternização com a comunidade na sexta-feira (25) e uma visita as Praias do Litoral Sul potiguar, no sábado (26/10).

A comitiva palestina visitará, ainda, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.