A Prefeitura de Natal vem executando uma forte política de capacitação profissional e intermediação de mão de obra com a oferta de vários cursos. Só no mês de novembro, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), órgão que coordena as ações, vai disponibilizar 188 vagas em diversas áreas, como: design de Sobrancelhas; arte em biscuit; chocolateria; artesanato em feltro; maquiagem; escova e penteados; aperfeiçoamento de corte de cabelo. As aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino e as inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (24/10).

Quem quiser participar dos cursos, deve buscar os órgãos da Semtas mais próximos do seu bairro: Os locais para efetuar as inscrições são: Centro Público de emprego, trabalho e renda – Unidade – II (Praça Padre João Maria –R. João Pessoa, 78 – Cidade Alta –; Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho – Unidade I (Rua Bariri, S/N – Gramoré); Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho – Unidade II (Rua Manoel Miranda, 1860 – Quintas); Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda – Unidade I (Rua Fonseca e Silva, 1122 – Alecrim).

Os interessados devem se apresentar para efetuar a inscrição com os seguintes documentos: Xerox do RG e originais do CPF, PIS, NIS, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade, Comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.

A iniciativa é destinada aos cidadãos atendidos pelas instituições que compõem a rede sócio-assistencial do Município, bem como às pessoas que se encontram em situação de desemprego, jovens acima de 16 anos e idosos que almejam a (re) inserção no mercado de trabalho. O “Programa de Qualificação Técnica, Tecnológica, Social, Profissional Continuada” atinge todas as regiões da capital potiguar e vem obtendo excelentes resultados. De acordo com dados do Departamento de Capacitação da Semtas, só em 2019 os cursos profissionalizantes oferecidos pelo órgão beneficiaram mais de 5 mil pessoas em toda Natal.

“O nosso governo tem essa preocupação, já que, no mundo atual, quanto mais qualificado, maiores são as chances de um profissional entrar no mercado de trabalho. Vamos ampliar as nossas ações nessa área para beneficiar cada vez mais natalenses”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que é um dos maiores entusiastas do programa.