Aconteceu na noite desta quinta-feira (24), dentro da programação do Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Educação (SME), a palestra “Exercício físico e felicidade” proferida pela professora doutora Rosa Mendonça, no auditório do Centro Municipal de Referência Aluízio Alves (Cemure). Após a palestra houve uma roda de conversa com professoras que contaram suas experiências com tratamento do câncer de mama e outros sintomas da doença, incluindo as mudanças ocorridas em suas vidas.

A professora Rosa Mendonça que é profissional de Educação Física e trabalha no Projeto de Qualidade de Vida para o servidor do município com a Vivência de Dança, disse que a proposta do evento tem o objetivo de promover uma ação para conscientização do câncer de mama. Nesta edição 2019, foi incluída na programação a palestra dela e uma roda de conversas com alunas de dança e professoras da Secretaria Municipal de Educação que contaram como enfrentaram o câncer.

A palestra da professora Rosa Mendonça direcionou alguns passos para adquirir felicidade através de como ser resiliente, fazer exercícios físicos, comer e dormir bem, está focado e ter boas experiências. Rosa sugeriu também que cada um crie seu “Diário da gratidão”, escrevendo diariamente três fatos positivos, que ocorreram durante o dia, fazendo desta maneira uma estimulação para adquirir algum conhecimento novo. “A grande importância que é para o tratamento do câncer, é a atenção dada à prática de exercícios. Aqui em particular com a dança, porque muitos estudos já mostram o quanto a dança é importante para as dimensões psicológicas, como é importante para a saúde mental. E tendo em vista, que essa doença, ou seja, o câncer mexe bastante com essas dimensões, é muito comum que a mulher que está em tratamento, ela se deprima, ela fique triste e a dança promove exatamente o efeito oposto na vida dessas mulheres”, declarou Rosa Mendonça.

Os depoimentos das alunas da dança na roda de conversas “Vencendo o câncer”, mostrou as fases de diagnóstico, limitações físicas, emocionais, processos infecciosos, quimioterapias e a superação no processo da doença, inclusive fazendo aulas de dança e tomando atitudes positivas.  A professora aposentada Maria da Conceição Jácome, falou que soube da doença num exame de rotina aos 65 anos e o tratamento foi muito delicado. “Quando me recuperei e terminei as quimioterapias e radioterapias, tive vontade de sair dessa fase ruim. Assim, como sempre gostei de música e gostava muito de dançar também, soube que ia começar aqui as aulas de dança e aí eu vir pra cá, muito debilitada no início, mas comecei a me transformar e a superar aos poucos a doença”, revelou.

A professora Emanuela Araújo contou que ouviu depoimentos em 2007 de algumas mulheres que passaram por experiências do câncer, que era do grupo das Bonitas e ela estava na plateia. Um tempo depois, descobriu que estava com a doença através de um caroço, que deixou ficar crescendo até o ponto de não aguentar mais a dor. E só foi procurar ajuda no final do ano, porque as prioridades eram sempre os outros, esquecendo-se da própria saúde. “Eu consigo a cada dia superar meus obstáculos, porque eu acredito muito em Deus, tenho muita fé e acredito muito em mim. Está aqui é um privilégio, hoje aprendi a lição de que eu tenho que me cuidar”, disse Emanuela.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.