O prefeito de Natal, Álvaro Dias, prestigiou a 21ª Parada LGBTI+ de Natal, que ocorreu na tarde e noite desse domingo (27/10), e contou com o apoio da Prefeitura. “Estive no evento e testemunhei um evento cheio de alegria, de valorização ao respeito e à tolerância. A Prefeitura deu todo apoio à realização da Parada. A Semdes, por exemplo, estava com cerca de 40 guardas municipais auxiliando na segurança do evento. A Secretaria de Saúde realizou a distribuição de preservativos masculinos e femininos e fez orientações sobre prevenção contra as ISTs, Aids e Sífilis durante a 21ª Parada LGBTI+ de Natal”, destacou.

Nesta edição, a Parada LGBTI+ de Natal lembrou os 50 anos de Stonewall, que foi uma série de manifestações de rua realizadas por membros da comunidade LGBTI+ contrárias ao sistema jurídico anti-homossexual americano e contrárias à invasão da polícia de Nova York, que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, nos Estados Unidos. O Stonewall é um símbolo da luta pelos direitos das pessoas LGBTI+. O tema Parada LGBTI+ deste ano foi “Nosso sangue, nossa luta não terá sido em vão”, que faz referência ao levante ocorrido em 1969 no Stonewall Inn.

O Movimento teve a participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e pessoas transexuais, visando o bem-estar dessa parcela da população que em muitas vezes é vítima do preconceito e discriminação perante a sociedade. Contou com uma programação eclética unindo diversos artistas, que se apresentaram durante a tarde em trio na concentração, no cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, no bairro do Tirol, e durante a noite, no entorno do Estádio Arena das Dunas. Entres as atrações que se apresentaram estão: Circuito Musical; Mc Logahm; Aretuza Love; Isaque Galvão; Banda Nego Zâmbia; Josimar Silva; Fátima Aguiar e Cristina de Holanda; Jaina Elme; Aline Alves, além de apresentações de grupos de dança e shows de drag queen.