O prefeito Álvaro Dias se reuniu, nesta terça-feira (29/10), no gabinete em Candelária, com a Comissão de Saúde da Câmara de Natal e com o secretário da pasta, George Antunes. Na pauta, a busca por soluções para melhorias nos atendimentos das unidades da capital que, de acordo com a própria comissão, são invadidas por pacientes vindos do interior do Rio Grande do Norte.

“É muito importante que a Comissão de Saúde nos procure para que procuremos, juntos, uma solução para esse problema, que eles também constataram em visitas às unidades”, explicou o prefeito Álvaro Dias.

Além do excesso de pacientes vindos de outros municípios, a Comissão apresentou ao secretário de Saúde outros pontos relativos a medicamentos e possíveis remanejamentos de servidores para potencialização de trabalhos em unidades de saúde com maior número de atendimentos.

O secretário de Saúde, George Câmara, listou uma série de providências que já estão sendo tomadas para equacionar os problemas. Segundo o titular da pasta, a SMS estuda intervenções no processo de regulação, nas emissões dos cartões SUS e nos termos de cooperação com os municípios.

“Já estamos avaliando todas as alternativas. Enviamos servidores para conhecerem procedimentos considerados exemplares no País, como o de Curitiba. Além disso avaliamos gestões em todas essas áreas debatidas na reunião”, explicou Câmara.

O secretário apresentou números impressionantes como o o fato de Natal possuir cerca de 850 mil habitantes, mas ter registrado 1,5 milhão de cartões SUS. “Vamos enfrentar esse problema, que gera um prejuízo enorme para o Município e para o atendimento dos nossos cidadãos”, disse o secretário.

A Comissão de Saúde da Câmara de Natal compareceu ao gabinete representada pelos Vereadores Fernando Lucena, Carla Dickson, Preto Aquino e representantes dos Vereadores Cicero Martins e Franklin Capistrano.