O Subcomando de Segurança da Guarda Municipal do Natal (GMN) apresentou, na manhã desta terça-feira (29/10), um relatório das ações de segurança preventiva empreendidas durante a realização da 21º Parada LGBTI+ de Natal, que ocorreu na tarde e noite do domingo (27/10). O evento contou com diversos shows musicais na área do estádio Arena das Dunas e reuniu cerca de 10 mil pessoas.

O relatório aponta que, durante o evento, nenhuma ocorrência de gravidade foi registrada pela GMN, o que, de acordo com o subcomandante de Segurança da corporação, Carlos Cruz, se deu, principalmente, pela presença dos guardas municipais e da Polícia Militar, que atuaram juntos com guarnições em duas frentes, sendo uma no patrulhamento ostensivo a pé e outra em viaturas operacionais, que ficaram designadas a patrulhar a área circular de realização do evento. “Procuramos manter guarnições em pontos estratégicos como também transitando em meio ao público para evitar ocorrências de furto e roubo, que são comuns nesses momentos”, informou.

As equipes da Guarda Municipal realizaram o trabalho de segurança antes do início dos shows musicais e somente foi concluído após o término da festividade com a total dispersão das pessoas presentes. “É importante o trabalho da Guarda Municipal na garantia da tranquilidade das pessoas durante um evento como esse”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas.

Para o evento, o Comando da GMN determinou a utilização de 60 guardas municipais, além de seis viaturas, três motocicletas e uma van.