A Prefeitura do Natal realizou um grande mutirão de prevenção ao contágio do Covid-19 durante esse sábado (02), quando foi efetuado o pagamento do benefício do Governo Federal (coronavouche) destinado a centenas de cidadãos e pago pela Caixa Econômica. A integração das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Guarda Municipal (GMN), Trabalho e Assistência Social (Semtas), e Mobilidade Urbana (STTU) levaram aos cidadãos segurança, organização, informação e prevenção.

As medidas preventivas foram iniciadas ainda nas primeiras horas da manhã quando as pessoas começavam a chegar nas agências da Caixa Econômica do Alecrim, Ribeira e Potengi (Zona Norte) e foram estendidas no decorrer do dia até a conclusão do processo de pagamento. Foram demarcadas posições no chão levando em consideração a distância mínima de 1,5 metro de uma pessoa para outra. Guardas municipais utilizaram o sistema de som das viaturas de patrulhamento para orientar as pessoas sobre os procedimentos de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus. Servidores da Semtas distribuíram máscaras reutilizáveis com as pessoas que estavam nas filas de espera e o trânsito nos locais de prologamento das filas foi desviado mantendo agentes de trânsito nas áreas durante todo o processo de pagamento.

As atividades preventivas aconteceram simultaneamente nas três agências onde o pagamento estava sendo realizado. A organização das filas de acordo com o distanciamento não foi tarefa fácil, já que eram centenas de pessoas para enquadrar em cada espaço demarcado no solo, porém a integração e o esforço mútuo de todos os servidores da Prefeitura envolvidos na missão conseguiram padronizar, ajustar e manter o distanciamento exigido.

Outro ponto importante da ação é que todas as pessoas nas filas de espera do lado externo e interno das agências utilizaram máscaras para inibir o contágio. Aquelas que chegaram sem a proteção receberam explicações sobre a importância do uso e a Prefeitura disponibilizou o acessório de proteção individual.

Toda a ação contou com a participação efetiva das secretárias da Semdes, Mônica Santos, da Semtas, Andréa Dias, além do comandante da Guarda Municipal do Natal, Alberfran Grilo, e do subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, tendo esses últimos comandados as atividades preventivas da GMN nas áreas Sul e Norte, respectivamente.

A secretária da Semdes, Mônica Santos, relatou que o trabalho foi árduo, porém realizado com sucesso, sendo elogiado pelos representantes da Caixa Econômica Federal e pela população que estava nos locais da ação. “Sabemos que essa não é uma responsabilidade da Prefeitura, mas diante do quadro atual, o prefeito Álvaro Dias tem entendido que é preciso que todas as instituições e a sociedade como um todo se deem as mãos para combater esse vírus. Estamos na linha de frente e todos estão de parabéns pelo bem que fizemos a população que mais precisa do amparo do poder público”, comentou.