Encerrada na tarde desta sexta-feira (25) a Pré-Conferência para eleição de delegados do processo de revisão do Plano Diretor de Natal. Cerca de 400 eleitores compareceram à quadra de esportes Mário Dourado, localizada na Praça Augusto Leite, no bairro Tirol, para votar nos seus representantes. Os nomes dos delegados eleitos serão publicados na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, no Diário Oficial do Município (DOM). Porém, devido às manifestações do último dia 25, os representantes dos movimentos populares só serão conhecidos após a eleição, que acontece no mesmo local, no dia 10 de fevereiro, das 8 às 16 horas.

Após as manifestações ocorridas no primeiro dia de votação (25/01), os demais dias do processo ocorreram de forma tranquila, informa a secretária executiva do Conselho da Cidade (Concidade), Juliana Rocha, que coordenou os trabalhos da equipe. Durante o pleito, visitaram o local de votação vereadores e a promotora de Meio Ambiente, Gilka da Mata, para acompanhar e conhecer o formato dos trabalhos.

Foram escolhidos os representantes das Organizações Não Governamentais com atuação na área do desenvolvimento urbano e ambiental; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; dos empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, encerrando com os trabalhadores por suas instituições sindicais.  Ao todo foram eleitos 37 delegados.

O processo aconteceu respeitando todos os protocolos de segurança que o período requer, como uso de máscara, álcool em gel 70 e verificação de temperatura dos eleitores e da comissão. Ao término do horário de votação, os portões eram fechados para contagem dos votos, que foram registrados em ata, devidamente assinada pela Comissão Eleitoral e por três testemunhas, como previsto na resolução 05/2020 do Concidade.

No dia 3, será realizada uma capacitação pela Coordenação Técnica do Plano para os delegados eleitos para um nivelamento do conteúdo da Minuta do Projeto de Lei, que será votado na Conferência da Revisão do Plano Diretor de Natal. O evento vai acontecer no auditório da Faculdade Estácio, situada no bairro do Alecrim.

A Conferência Final será realizada nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2021, das 09h às 17h, na Estação Cidadania Esporte Prof. Jorge Moura, na Av. Do Baião, s/n, Bairro Lagoa Azul, zona norte da cidade. Concluída essa etapa, a Semurb sistematizará as contribuições e enviará o Projeto de Lei à Secretaria Municipal de Governo no prazo máximo de cinco dias.

Para mais informações do processo de revisão do Plano Diretor de Natal, acompanhe o site do PDN (https://www.natal.rn.gov.br/semurb/planodiretor/) ou o Instagram @planodiretornatal.