Uma ação integrada envolvendo várias secretarias do município foi realizada na manhã desta quarta-feira (3) para mapear a estrutura física e compreender o funcionamento das Estações de Cidadania e Cultura (ECC). O objetivo é revitalizar esses espaços e, a curto prazo, ofertar novos serviços de cultura e lazer para a população.

O secretário do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, disse que “a Semtas irá colaborar com os servidores para os telecentros CRAS, ofertando serviços que fortaleçam as famílias e tragam desenvolvimento para estas comunidades”, ressaltou.

O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Daniel Marinho, destacou a importância do trabalho integrado entre as pastas da prefeitura. "O que fizemos hoje foi um levantamento das melhorias estruturais desses dois prédios para que possamos, de forma integrada, startar os serviços necessários para a manutenção e recuperação dos referidos equipamentos. Essa é uma das determinações do prefeito Álvaro Dias. Sabemos que o trabalho integrado é fundamental para o sucesso e pró-atividade da gestão", afirmou.

Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, a prioridade na reabertura dos equipamentos é uma orientação do Prefeito Álvaro Dias. "
A partir dessa vistoria técnica envolvendo várias secretárias faremos um verdadeiro mutirão vai possibilitar a otimização das obras de reforma e manutenção!, comentou o titular da Secult.

O secretário disse que após as reformas estruturais será possível consolidar a programação cultural. "Nestes espaços já realizamos ações culturais voltadas para a comunidade que precisam ser retomadas e essa é a determinação do Prefeito Álvaro Dias de reorganizar todo o calendário cultural destes centros após as obras", explicou Dácio Galvão.

As Estações de Cultura e Cidadania integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Os espaços contam com biblioteca, cineteatro laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra de eventos coberta, playground, pista de caminhada entre outros serviços.