A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN), reforçou, nessa quarta-feira (10), o aparato de segurança das eleições que vão escolher os delegados representantes dos movimentos sociais que vão votar na revisão do Plano Diretor da capital. A eleição foi iniciada às 8h e segue até as 16h, na quadra de esporte Mário Dourado, localizada na Praça Augusto Leite, bairro Tirol, zona Leste da cidade.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, informou que desde as primeiras horas da manhã foi mobilizado para o local um quantitativo de oito viaturas de patrulhamento preventivo e 25 guardas municipais que têm a missão de garantir a tranquilidade do processo eleitoral, de acordo com o cumprimento das normas legais, fornecendo segurança para os eleitores, funcionários inseridos na condução da eleição, como também zelando pelo patrimônio público.

Os guardas municipais estão atuando com patrulhamento móvel e fixo compreendendo todo o perímetro da área onde ocorre as escolhas dos representantes. O reforço da segurança controla o acesso de pessoas, vigilância dos equipamentos e urnas, como de toda a estrutura utilizada no processo de eleição. As guarnições seguem com medidas preventivas empregadas antes, durante e após o fechamento das urnas.

“Estamos atuando preventivamente para garantir a escolha democrática que será feita pelas pessoas aptas a votarem. Nossa missão é manter a segurança e a tranquilidade, para isso reforçamos o efetivo de guardas, montamos um plano de ação para antes durante e após a conclusão das eleições, sempre com foco na legalidade do processo democrático”, comentou o comandante da GMN, Alberfran Grilo.

A escolha de delegados representantes do movimentos sociais faz parte da Pré-conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor de Natal. O processo foi iniciado em 25 de janeiro e seguiu com eleições até o dia 29 do mesmo mês, sendo concluída essa etapa no final da tarde de hoje. As eleições contaram com a segurança da GMN em todos os dias de votação. A atualização do Plano Diretor é direcionada pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Agora o processo está sendo conduzido pelo Conselho da Cidade (Concidade) para realização da Conferência Final.