Os idosos na faixa etária de 85 anos começaram a se vacinar nesta segunda-feira (01) em Natal. A Prefeitura destinou um lote 7.500 doses da vacina de Oxford para esta etapa da imunização. A procura nos pontos de vacinação foi intensa.

Apesar da formação de filas, houve compreensão por parte da população. Ao todo, são três drive-thru de vacinação disponíveis para atender a população e evitar aglomerações e riscos de contaminação. Os drives estão montados no Palácio dos Esportes, no Shopping Via Direta e no Ginásio Nélio Dias. Os dois últimos contam ainda com sala de vacinação para pedestre funcionando das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira até 13h.

Além dos pontos no sistema de drive-thru, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também abriu 10 salas em Unidades Básicas de Saúde do município que funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h a 12h30 e de 13h30 às 16h. São elas Distrito Sanitário Norte I: UBS Pajuçara; UBS Nova Natal; Distrito Sanitário Norte II; UBS Panatis; UBS Vale Dourado; Distrito Sanitário Leste; UBS São João; UBS Brasília Teimosa; Distrito Sanitário Oeste; UBS Felipe Camarão II; UBS Nazaré; Distrito Sanitário Sul; UBS Candelária; UBS Rosângela Lima.

No Palácio dos Esportes, as filas começaram a se formar nas primeiras horas do dia. O senhor Wilson Ferreira, 85, mora nas proximidades e foi um dos primeiros a receber o imunizante. Ao lado do filho, ele não escondeu a emoção: “Estávamos aguardando por esse momento. Estou muito feliz e agora é seguir com todos os cuidados, aguardar a segunda dose e torcer para que mais vacinas cheguem para todos”.

Francisco Pinheiro Pires, 87, mora em Dix-Sept Rosado e se vacinou no posto fixo instalado no Palácio dos Esportes destinado aos pedestres. Feliz por ser vacinado, o aposentado nem sentiu quando a agulha foi inserida em seu braço, brincando com os técnicos e enfermeiros que estão trabalhando na campanha. “Foi ligeiro demais. Não senti nenhuma dor e essa turma que está trabalhando aqui é muito bacana, trata todo mundo super bem. Estou emocionado em receber a vacina. É um momento de muita esperança para todos nós”, apontou.

Na UBS São João, também houve muita procura. Como uma das unidades de saúde mais centrais da rede pública municipal, o local recebeu muitos idosos. Dona Pena, 86 anos, era uma das mais ansiosas na fila. Quando chegou o seu momento para se vacinar, foi só alegria: “Finalmente chegou a minha hora. Estava contando os minutos. Volto pra casa cheia de expectativas positivas. A espera valeu a pena”.

Um dos momentos de maior emoção do dia foi a vacinação do senhor Manoel Sampaio do Rêgo, 88, e de Maria José Lopes do Rêgo, 86. Casados há 67 anos, eles foram vacinados juntos no posto fixo montado no Shopping Via Direta. Acompanhados pela filha, foram imunizados e saíram muito satisfeitos.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que esta etapa de imunização dos idosos com a faixa de 85 anos ou mais siga até o final desta semana. Após os trabalhos, a SMS vai levantar o quantitativo de doses de vacinas existentes para anunciar a ampliação dos grupos populacionais que serão vacinados. Até o momento, foram vacinados os profissionais da saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados a partir de 75 anos e idosos com 90 anos ou mais.