A Prefeitura de Natal realiza, de 1º a 5 de junho a Semana do Meio Ambiente com o tema: “Como a ciência e a tecnologia podem trabalhar a favor do meio ambiente”. Um dos principais projetos que serão lançados na programação do evento é o “Limpa Natal”, planejado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, mas que envolverá ações em todas as secretarias do município.

O Limpa Natal foi pensado para promover boas práticas relacionadas ao meio ambiente na capital potiguar, iniciando nos órgãos da administração direta e indireta. “Esse é um projeto que foi pensado para campanhas permanentes durante os próximos quatro anos, com metas possíveis e resultados duradouros. São metas que trabalham a economia de energia, de água, de papel, descartáveis, reuso de objetos e reciclagem. Vamos começar pela própria prefeitura e então, expandir em etapas para a população”, explicou Ana Patrícia Sousa e Silva, gerente de meio ambiente e educação ambiental da Urbana.

De acordo com a Urbana, o Limpa Natal consiste, inicialmente, em criar comissões de servidores em cada secretaria, para que façam a análise de desempenho do projeto, acompanhando a evolução e identificando problemas, assim esses dados serão base para a implantação de coleta seletiva em cada secretaria.

Partindo dos exemplos executados nas secretarias, o projeto será expandido para a população, através de ações programadas nos bairros de Natal.

Nesta primeira edição, durante a Semana do Meio Ambiente, o Projeto Limpa Natal focará nos eletroeletrônicos, com parceria com diversas secretarias, e cooperação técnica da Natal Reciclagem, que instalará coletores nas secretarias e fará manutenção periódica, além da disponibilização do Ecozap através do 99966-4010 para que as pessoas agendem a coleta em domicílio dos seus eletroeletrônicos como calculadoras, notebooks, monitores, televisores, relógios inteligentes, ventiladores, controles remotos.

“A população sempre cobrou uma campanha de arrecadação de eletroeletrônicos mais extensa, então o Limpa Natal vem com também com esse objetivo. Queremos, ao final da gestão do prefeito Álvaro Dias, termos a coleta seletiva ampliada, termos campanhas de educação ambiental mais constantes, com a tecnologia usada a nosso favor, como a rastreabilidade dos eletroeletrônicos. A meta deste ano é a arrecadação de 50 toneladas de eletroeletrônicos nesta primeira edição do Limpa Natal”, disse Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana.