Dentro da programação oficial da Semana do Meio-Ambiente e com o propósito de ampliar a coleta seletiva na cidade, a Prefeitura vai lançar na próxima terça-feira (08) o Projeto Limpa Natal. O lançamento será feito pelo prefeito Álvaro Dias em evento transmitido online no canal oficial da Prefeitura no YouTube .

Inicialmente, a ação será adotada nos órgãos da administração direta e indireta do Município. O projeto é coordenado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e também se volta para o estímulo à educação ambiental.

Cada Secretaria do Município vai se integrar com uma comissão própria de servidores, para que estes façam a análise de desempenho do projeto, acompanhando a evolução e identificando problemas. Os dados coletados serão base para a implantação de coleta seletiva em cada Secretaria. Em uma fase posterior, o Limpa Natal será expandido para a população.

“Com o projeto Limpa Natal, o Município cumpre seu papel educativo e ainda incentiva a adoção de práticas sustentáveis. As mudanças que queremos ver em nossa cidade começam com as escolhas que fazemos em nosso dia a dia. A Prefeitura está fazendo sua parte e convidamos a todos os natalenses a também participarem dessa ação”, afirma a gerente de Meio-Ambiente e Educação Ambiental da Urbana, Ana Patrícia Sousa e Silva.

Neste primeiro momento, o Projeto Limpa Natal focará nos objetos eletroeletrônicos inservíveis, com parceria com diversas secretarias e cooperação técnica das empresas Natal Reciclagem e Circular Brain. Está prevista a instalação de 25 pontos de descarte voluntário até o final do ano em Natal. O primeiro ponto de descarte voluntário – coletor – será instalado no próprio Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal.

A manutenção será periódica, além da disponibilização do serviço “Ecozap”, em que, através do número (84) 99966-4010, as pessoas poderão agendar o recolhimento em domicílio dos seus eletroeletrônicos, como calculadoras, notebooks, monitores, televisores, relógios inteligentes, ventiladores e controles remotos.

“A população sempre cobrou uma campanha de arrecadação de eletroeletrônicos mais extensa, então o Limpa Natal também chega com esse objetivo. Queremos, ao final da gestão do prefeito Álvaro Dias, termos a coleta seletiva ampliada, campanhas de educação ambiental mais constantes, com a tecnologia usada a nosso favor, como a rastreabilidade dos eletroeletrônicos. A meta é a arrecadação de 50 toneladas de eletroeletrônicos nesta primeira etapa do Limpa Natal”, indica o diretor-presidente da Urbana, Joseíldes Medeiros.