A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (28) a instalação oficial da Comissão Eleitoral Central que vai conduzir o processo de escolha dos gestores das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. A solenidade aconteceu no gabinete da SME e contou com a participação da titular da pasta, professora Cristina Diniz.

A Comissão Eleitoral Central é constituída por membros que representam democraticamente vários segmentos da Rede Municipal de Ensino e das instituições e/ou entidades relacionadas ao ensino público, sendo os representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, do Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal, da Associação Nacional de Políticas e Administração de Educação, dos pais e dos estudantes da Rede.

Esse processo democrático acontece desde 1987 e vem sendo construído e se aperfeiçoando ao longo dos anos, ele é uma conquista de todos os atores que estão presentes no âmbito do ensino público da cidade do Natal. A escolha por eleição direta dos gestores colabora para o fortalecimento da participação plena da comunidade escolar e consequentemente contribui para a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem.

Na ocasião, a secretária Cristina Diniz ressaltou que “cabe a esta comissão a condução de todo o processo eleitoral, a construção do cronograma do processo eletivo, como também a elaboração dos documentos norteadores para a oficialização de todo o pleito eleitoral, além de atender e mediar situações e problemas junto às comissões eleitorais de cada unidade de ensino.  O processo eleitoral nas unidades de ensino é o início da vida eleitoral dos nossos estudantes, e viver essa experiência contribui fortemente para a construção do eleitor do futuro, daquele que um dia vai escolher os nossos representantes que administram nossa cidade, nosso Estado e nosso Brasil. Que seja uma experiência para todos de aprendizado e profícua para toda a Rede Municipal de Ensino”.