A violência contra a mulher é um tema que ocupa os noticiários diariamente. Uma chaga social que destrói famílias e acontece muitas vezes de forma silenciosa, no interior das residências, tornando-se difícil de ser identificada e enfrentada. Com a pandemia, as mulheres passaram a conviver por muito mais tempo dentro dos lares com seus agressores e ficaram cada vez mais isoladas de pessoas que poderiam lhes oferecer ajuda.

Mas não precisa ser assim! Combater a violência doméstica é problema de todos, é uma responsabilidade social coletiva e, assim sendo, em dezembro de 2020 foi sancionada no município de Natal a Lei Municipal 7.906/20, intitulada “TODOS POR ELAS”, que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação, em todas as portarias de condomínios, de cartazes que esclareçam aos condôminos o que fazer quando observar casos de violência contra a mulher, e dá outras providências.

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Comunicação Social, produziu material gráfico, que vem sendo distribuido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, chamando a atenção para o cumprimento da Lei e está percorrendo as quatro zonas administrativas da capital distribuindo e afixando cartazes em cerca de 1.500 condomínios catalogados. O material traz uma mensagem que busca provocar no condômino, no vizinho, o envolvimento com a causa e o compromisso com o combate à violência contra a mulher.

É necessário tomar parte nessa luta, ficar atento a situações de violência que possam existir intramuros dos condomínios. Não dá mais para fingir que ela não existe, que não é vista ou ouvida. É preciso denunciar! A denúncia salva vidas e pode ser anônima. Façamos a diferença nessa luta e sejamos “todos por elas”.