O projeto "Bem Viver: bem-estar social e qualidade de vida do servidor" da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) promoveu na manhã desta quinta-feira (5) uma live alusiva ao dia dos pais para debater a importância do autoconhecimento na chegada da andropausa. O evento on-line foi para todos os colaboradores da secretaria foi transmitido por plataforma de conferência remota.
A live foi aberta pelo titular da pasta, Thiago Mesquita, que destacou a importância do projeto para a qualidade de vida dos servidores. Segundo ele, com a retomada do trabalho presencial, as práticas integrativas e individuais vão contribuir não só para a melhoria no ambiente de trabalho em desempenho e na qualidade de vida, mas também para tratar de questões da saúde física e mental.
O evento foi conduzido pela assistente social e chefe do setor de Administração da Semurb, Juliana Vieira. E pela terapeuta holística, Liene Medeiros. Segundo Juliana o tema foi escolhido para trazer uma pauta ainda pouco discutida entre homens e mulheres e até mesmo um tabu. "A andropausa, também conhecida como a menopausa masculina ainda é pouco discutida e muitos servidores nem sabem do que se trata", disse.
Já Liene alertou sobre alguns dos sintomas da andropausa que geralmente afeta homens com idades de 40 a 55 anos. E destacou a importância do autoconhecimento, do diálogo e acolhimento entre os casais para lidar melhor com esse momento. "Entre os sintomas esta sentir calor em excesso, mudanças repentinas de humor, falta de apetite sexual e dificuldade de ereção, que se deve à redução de testosterona no corpo", comenta.
De modo diferente das mulheres, os homens não têm uma sintoma específico como a interrupção da menstruação para marcar a transição, que as vezes abala a autoestima, a autoconfiança e faz com que seja silenciado o problema e não se procure ajuda médica.