A Prefeitura do Natal vai contribuir no processo de capacitação e criação da Patrulha Maria da Penha no município de Extremoz. Para isso, foi realizada uma reunião na manhã desta terça-feira (17), onde a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Sheila Freitas, recebeu o secretário de Segurança de Extremoz, Jurandir Júnior, e o coordenador da Guarda Municipal daquela cidade, Sóstenes Rocha.  

 
Na oportunidade, foram discutidas pautas sobre o projeto de criação da Patrulha Maria da Penha, onde foi mostrado como funcionam as ações de defesa das mulheres vítimas de violência, e principalmente, o trabalho de formação e qualificação técnica direcionado ao efetivo de guardas municipais de Extremoz que vão atuar diretamente no atendimento, abordagem, amparo, proteção e supervisão das mulheres que serão atendidas pelo programa. 

 
A secretária Sheila Freitas, comentou da experiência e conhecimento técnico adquirido por Natal em toda a elaboração, planejamento e operação da Patrulha Maria da Penha na capital. O plano é contribuir com a formação de novas patrulhas nos municípios da região metropolitana no intuito de fortalecer e integrar cada vez mais a rede de proteção à mulher vítima de violência.  

 
“Temos uma Patrulha Maria da Penha que foi criada, qualificada e há mais de um ano vem operando com sucesso em Natal. Nosso desejo é dividir essa experiência com Extremoz, ajudar a qualificar seus guardas para agirem com a eficiência que a Patrulha requer e contribuir com a proteção de vidas de mais mulheres do nosso Estado”, ressaltou a secretária Sheila Freitas. 

 
A contribuição de Natal vai ser mais direcionada à formação dos guardas municipais que farão parte da Patrulha Maria da Penha. O corpo técnico da Guarda Municipal do Natal (GMN) será utilizado no processo de qualificação dos novos patrulheiros. Outro ponto importante é a experiência adquirida pelos guardas de Natal, que também será levada às instruções no sentido de ampliar a visão sobre a atuação de uma Patrulha Maria da Penha. 

 
Com essa mesma pauta, a Prefeitura de Extremoz promoveu no início deste mês uma audiência pública sobre a Lei Maria da Penha, onde a secretária Sheila Freitas ministrou palestra já com foco na contribuição de criação de uma nova Patrulha para a região metropolitana.