A equipe de instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN) responsável pela operação do projeto Agente Mirim Ambiental (Amana) recebeu nesta terça-feira (17), uma representação da Guarda Municipal de Ceará-Mirim, que veio conhecer de perto como funciona as ações de segurança preventiva e cidadania ministradas para as crianças do Amana.  

 

Na oportunidade, a coordenadora do Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Escola (Proserv), Gildete Soares, a coordenadora da Defesa Civil, Aretusa Kaline, e o supervisor de Material da Guarda Municipal, Fábio Santos, todos do município de Ceará-Mirim, acompanharam a apresentação do projeto Amana, que se deu no anfiteatro do Parque da Cidade do Natal. 

Foi mostrado o trabalho desenvolvido pela GMN, apontando os processos e serviços operados em cada setor. A visita contemplou os setores da parte administrativa do Parque da Cidade, biblioteca, salas de aula e a sala de animais empalhados (Taxidermia). Além da estrutura física, foram apresentadas as áreas de atuação do projeto, que é o entorno do Parque da Cidade, e feita uma visita técnica ao Centro de Experimentos e Pesquisas da Mata Atlântica (Cepema). 

 

“O encontro serviu como troca de experiências entre os profissionais das duas instituições, agregando conhecimentos e contribuindo para o aprimoramento dos projetos sociais executados pelas Guardas, criando motivação e contribuindo para melhorar a prática de formas didáticas e pedagógicas de ensino dentro dos projetos desenvolvidos pelas guardas municipais”, comentou o coordenador de Meio Ambiente do Amana, Elias Cordeiro. 

 

A apresentação do projeto contou ainda com as participações dos coordenadores e instrutores pedagógicos do Amana, Marconi Lucas e Carlos Eugênio. 

 

Amana/GMN 
 
O AMANA é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. É coordenado e operado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN).  

 

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.