A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) em parceria com a TV Câmara Natal grava na tarde desta quinta-feira (19), a terceira edição da série de quatro debates transmitidos pela TV abordando o tema do Agosto Lilás, que é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A mediação do programa “Agosto Lilás Segurança” é feita pela secretária da Semdes, Sheila Freitas, e nesta edição será debatido o tema: Pioneirismo e Proteção da Mulher. 
 
Nesta terceira edição, o programa recebe três convidadas que atuam nas lutas e causas de criação e fortalecimento de políticas públicas direcionadas à defesa da mulher, integrando a advocacia, a gestão pública, a educação e a pesquisa. As convidadas são a representante da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do RN (ABMCJ), advogada Samoa Martins, a titular da Secretaria Municipal da Mulher de Natal (Semul), Andréa Ramalho, e a professora e pesquisadora Udymar Pessoa. 
 
O programa vai ao ar na TV Câmara às 17h30 do próximo sábado (21) com reprise no domingo (22), no mesmo horário. “Nosso objetivo é informar para que todas as mulheres saibam que existe uma rede de proteção capaz de prestar a assistência que elas precisam para se defender de violências. A expectativa é de construirmos conhecimentos de forma coletiva para alcançarmos mais direitos para as mulheres”, comentou Sheila Freitas. 
 
Na primeira edição do “Agosto Lilás Segurança” foi debatida a temática: O Papel do Legislativo, e contou com as participações da deputada estadual do RN, Cristiane Dantas, e da vereadora de Natal, Nina de Souza. Já na segunda edição, as convidadas foram a juíza de direito Fátima Soares, a promotora do Ministério Público do RN, Érica Canuto, e a delegada de Polícia Civil do RN, Ana Alexandrina. 
 
O Agosto Lilás é uma campanha que foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que neste ano completa 15 anos. Um dos objetivos do Agosto Lilás é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar às mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.